Cientistas estão perto de criar uma vacina universal contra a gripe que dura a vida toda

As vacinas que tomamos todos os anos para não pegar gripe podem estar com os dias contados: pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de uma solução capaz de imunizar permanentemente uma pessoa contra o vírus da gripe. A grande diferença é que a nova substância replica níveis mais elementares do H1N1, que não sofrem mutações. Isso permite que o nosso sistema imunológico pare de se “esquecer” do parasita de tempos em tempos.

O mecanismo engenhoso responsável por este esquecimento é resultado de proteínas globulares que funcionam como verdadeiras armadilhas para o sistema imunológico humano. Essas estruturas são identificadas e combatidas por nossos anticorpos no processo de destruição do agente invasor, só que elas passam por mutações com bastante frequência, o que faz com que parem de ser reconhecidas. E são justamente essas proteínas que as atuais vacinas contra a gripe inoculam no organismo - daí sua ineficácia e duração de apenas um ano.

Agora, de acordo com a revista New Scientist, dois grupos de pesquisa distintos estão a um passo de driblar este pequeno “obstáculo” evolutivo do H1N1. Eles produziram uma solução estável e injetável que contém as proteínas do vírus diretamente responsáveis por replicá-lo e também por nos infectar. Até então, essas proteínas chamadas em inglês de stalk protein se mostraram extremamente difíceis de serem produzidas em laboratório. Mas um grupo de cientistas do Instituto de Vacina Crucell e do Instituto de Pesquisa Scripps, da Califórnia, e outro dos Institutos Nacionais de Saúde, em Maryland, conseguiram testar a substância em animais.

A primeira equipe teve sucesso em inocular ratos contra doses letais tanto do H1N1 quanto do ?H5N1, que provoca a gripe aviária; mas quando fizeram o teste em macacos, eles conseguiram apenas reduzir a febre causada por pequenas doses de H1N1. Já o segundo time obteve respostas imunológicas tanto em ratos quanto em seis furões, só que apenas quatro destes sobreviveram. E acredita-se que as reações do sistema imunológico dos furões sejam parecidas com as dos humanos.

A vacina, apesar de estável e segura, não conseguiu prevenir que os animais contraíssem gripe por causa dela. Mesmo assim, especialistas estão animados e acreditam que uma vacina universal está próxima. “Isso é um passo à frente comparado a qualquer coisa feita recentemente”, disse o virologista John Oxford, da Universidade de Londres, a Wired. “Eles têm bons dados animais, não apenas em ratos, mas em furões e macacos também, e eles também fizeram com o vírus H5N1 da gripe aviária. É um caminho muito bom.”

Fonte: Galileu