Cristo Redentor é iluminado de azul no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Ação faz parte da campanha dos conselhos de Farmácia pelo uso racional de antimicrobianos e contemplará outros monumentos espalhados pelo país.

Cartão postal mais importante do Brasil e o quarto ponto turístico mais visitado do mundo, o Cristo Redentor foi iluminado de azul na noite deste domingo, 5/05, no lançamento da campanha dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia pelo Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado nesta data. Os representantes do CFF e do CRF-RJ foram recebidos pelo reitor do Santuário, Padre Omar.

Durante todo o mês, outros monumentos e pontos turísticos espalhados pelo país também receberão a iluminação especial com o propósito de alertar para uma epidemia silenciosa que mata cerca de 5 milhões de pessoas no mundo anualmente: a resistência aos antimicrobianos.

O problema afeta todo o planeta e pode exaurir alternativas terapêuticas contra infecções por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos nocivos à saúde. Estima-se que, em 2050, 10 milhões vidas humanas por ano serão perdidas, superando as mortes estimadas para câncer (8,2 milhões) e diabetes (1,5 milhões).

O presidente do CFF, Walter Jorge João, lembrou que os farmacêuticos são “peças-chave neste contexto, atuando na descoberta e no desenvolvimento de novos antimicrobianos, assim como na conscientização dos prescritores e usuários sobre o manejo e uso correto dos medicamentos já existentes, bem como no diagnóstico e testagem de bactérias multirresistentes”.

A presidente em exercício do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, Luzimar Gualter Pessanha, lembrou que, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox) os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. “Os farmacêuticos são provedores do cuidado e promotores do bem-estar. E aqui, aos pés do Cristo, gostaria que todos os farmacêuticos e demais profissionais da área da Saúde fossem abençoados e fossem também valorizados. Senhores governantes, olhem por quem cuida, porque quem cuida também merece ser cuidado.”

A conselheira federal de Farmácia pelo estado do Rio de Janeiro, Talita Barbosa, destacou que o uso inadequado dos antimicrobianos tem levado mais da metade das doenças infecciosas a se tornarem difíceis de tratar. “Precisamos de ações coordenadas de todos os setores para enfrentar esse grande desafio. Campanhas como essa promovem a conscientização, boas práticas, sensibilização às pessoas e aos profissionais prescritores. O combate à resistência aos antimicrobianos não é apenas uma questão de saúde, é uma questão de sobrevivência.”

Ao final do ato de lançamento da campanha, Luzimar Pessanha e Padre Omar assinaram um termo de cooperação que torna o Santuário Cristo Redentor e o CRF-RJ aliados pela saúde e bem-estar das comunidades mais carentes da capital carioca. O CRF-RJ cooperará com as obras da Igreja, por meio das quais são beneficiadas milhares de famílias do Rio de Janeiro.

Padre Omar e os presidentes do CFF, Walter Jorge João, e do CRF-RJ, Luzimar Gualter Pessanha, aproveitaram o momento para interceder também pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Que todos os que puderem colaborem e apoiem os cidadãos gaúchos que tanto estão sofrendo com essa tragédia”, destacou o presidente do CFF.

Estiveram presentes ao lançamento da campanha, toda a Diretoria do CRF-RJ, o professor Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência do CFF, Josélia Cintya Quintão Pena Frade, coordenadora técnico-científica do CFF e o professor Marcelo Pilonetto, assessor Ad-hoc do CFF para a Resistência aos Antimicrobianos, entre outras lideranças e autoridades farmacêuticas.