Prescrição Farmacêutica é aprovada em Cambuci

Foi aprovado na noite da última terça-feira, dia 27/07, o projeto de lei que regula a prescrição farmacêutica e solicitação de exames laboratoriais no município de Cambuci/RJ. Trata-se de um momento histórico para a classe farmacêutica, do qual o estado do Rio de Janeiro se revela protagonista.

O projeto é do Vereador, também farmacêutico, Dr. Marlon Chambela, que falou sobre o orgulho de representar a classe neste momento de pioneirismo: "Hoje, meu coração se enche de alegria por ser o pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, no qual o município de Cambuci vai estar em evidência a nível de Brasil e, caso seja aprovado hoje, seremos o primeiro município do Estado a ter autorização para a prescrição farmacêutica".

A prescrição coloca o profissional farmacêutico em sua histórica condição de atuação clínica, voltando a aplicação do seu conhecimento para o atendimento à saúde das pessoas. A aprovação do projeto, portanto, contribui para um resgate desta condição, como diz o Presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila: "Essa iniciativa é fazer contribuir para um resgate da essência desse profissional, que é cuidar das pessoas. Cambuci, com essa iniciativa, está tornando possível estar na vanguarda do nosso estado em proporcionar uma atenção primária, plena, à população daqui. Eu não tenho dúvidas, serão muitos ganhos para a qualidade de vida do povo de Cambuci. É com muita alegria e com muita emoção que vivo junto com os senhores esse momento", afirma.

A solenidade contou com a presença ilustre do Presidente do Conselho Federal de Farmácia, representante dos 215 mil farmacêuticos presentes no Brasil, Dr. Walter da Silva Jorge João, que falou sobre a importância deste passo dado em direção ao progresso da atuação farmacêutica na melhoria da saúde da população a nível nacional: "(No Brasil) Nós temos uma carência muito grande no que diz respeito à atenção à saúde, em termos de prestar atendimento à saúde das pessoas.  Há uma disponibilidade de profissionais em todo o Brasil em condições plenas para prestar atendimento que se volte à atenção primária, à atenção básica de saúde. Cambuci será, sem dúvida alguma, o pioneiro, protagonista nesta questão no estado do Rio de Janeiro. Nós queremos estar nesses municípios, integrados ao SUS, cuidando da saúde das pessoas. Há uma série de procedimentos que os farmacêuticos podem realizar em benefício da população. A profissão ganha com isso, porque agrega reconhecimento e valorização, mas não só isso. Ganha principalmente, a sociedade, a poder utilizar, a partir de agora, os serviços farmacêuticos que serão prestados por este município.Gostaria de dizer ao meu colega Marlon que foi muito providencial essa iniciativa, porque, com isso, ele, junto com os demais vereadores, trazem para a sociedade cambuciense uma outra alternativa, uma outra possibilidade em termos de atendimento à saúde. Isso é o que nós julgamos importante. Nós estamos, sem dúvida alguma, recuperando uma autoridade técnica do farmacêutico que sempre foi histórica".

Agora, o projeto segue para a sanção do Prefeito de Cambuci, Agnaldo Vieira Mello. A "Cidade Simpatia", como é carinhosamente conhecida, fez jus ao apelido, representando a vanguarda do estado do Rio de Janeiro neste ato tão importante para a saúde do povo.