Combate ao Aedes aegypti reúne dezenas de pessoas no Sul Fluminense

Alguns dos farmacêuticos que participaram do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, no sul do Estado do Rio de Janeiro

Dezenas de pessoas receberam atendimento

Farmacêuticos de cada canto do Brasil saíram às ruas no último final de semana, dias 19 e 20 de março, para combater o mosquito Aedes Aegypti, vetor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. A campanha "Farmacêutico em ação: todos contra o Aedes aegypti", comandada pelo Conselho Federal de Farmácia, tem orientado a população sobre os a prevenção das doenças, além de oferecer assistência farmacêutica gratuita, com serviços de orientação e de aferição de pressão arterial e glicose.

No Rio de Janeiro, as ações sociais coordenadas pelo CRF-RJ aconteceram em diversos municípios do Estado. A primeira foi no dia 12 de março, em Duque de Caxias. Neste final, abrangeu três cidades do Sul Fluminense: Volta Redonda e Barra Mansa, no dia 19, e Resende no domingo, 20 de março. Dezenas de moradores destas regiões contaram com serviços farmacêuticos e atividades educativas sobre como eliminar os criadouros de mosquito e quais cuidados devem ser tomados com as doenças provocadas pelo inseto.

Serviços como aferição de pressão foram oferecidos pelos farmacêuticos em Barra Mansa, Resende e Volta Redonda no fim de semana

Farmacêuticos com o cartaz da campanha do CFF

"Nossa mobilização foi um sucesso! Quero agradecer cada colega que abriu mão do convívio familiar e dos momentos de descanso, para cumprir seu papel como cidadão. Além de contribuir com o país neste momento tão delicado, em que essas e enfermidades fazem tantas vítimas e em muitas deixam sequelas graves, vocês mostraram que nós, farmacêuticos, somos profissionais essenciais à saúde das pessoas. Muito obrigado", agradeceu o presidente do CFF, Walter Jorge João.

O objetivo do Conselho Federal de Farmácia é de que a campanha não pare só por aí. A ideia é que mais ações aconteçam e que farmácias sejam transformadas em postos avançados na luta contra a Zika, Chikungunya e Dengue.
"Que continuemos a nossa mobilização no dia a dia, seja em nosso ambiente de trabalho ou em nossas comunidades. Temos uma enorme contribuição a dar", destacou João.
Os profissionais que quiserem saber mais sobre a iniciativa e desejarem participar podem encontrar mais informações em http://campanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao . No site, há folders, cartazes, guias e mais materiais relacionados ao projeto.

Confira mais fotos do evento no Facebook do CRF-RJ.

Aferição de glicose também estava entre os serviços oferecidos pelos farmacêuticos durante a ação social nas três cidades do Sul Fluminense

Com informações do Conselho Federal de Farmácia