Não se preveniu no Carnaval? Procure a Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

row-1-column-1_25.png

 

🎊 Para você aproveitar bem a folia, o CRF/RJ preparou 5 publicações com dicas para um Carnaval com mais segurança!

 

No 2º dia, falaremos sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência utilizada em situação de risco à infecção pelo vírus do HIV. Também existe profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O tratamento nada mais é do que o uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.

 

A PEP é indicada em casos de relação sexual desprotegida (sem preservativo ou com o seu rompimento), violência sexual e acidente ocupacional (contato com material biológico ou com instrumentos que possam cortar a pele ou furá-la).

 

Atenção: busque tratamento o quanto antes! A PEP é uma medida de urgência, o ideal é iniciá-la nas primeiras duas horas depois da exposição, ou em até 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir com o passar das horas.

 

Vale lembrar que unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) fornecem preservativos, testagem e tratamento das ISTs de forma gratuita para a população.

 

O CRF/RJ reitera que os farmacêuticos são importantes aliados da saúde pública. Em caso de dúvidas, procure um farmacêutico e previna-se!