Anvisa suspende lotes de cosméticos e produtos para saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira seis resoluções suspendendo produtos. A lista inclui lotes de cosméticos e produtos para saúde.

Detergente para instrumental médico sem registro
A agência suspendeu a distribuição, a fabricação, a divulgação, a comercialização e o uso de Icazyme 4 EP Detergente Poli-Enzimático Para Instrumental Médico, Cirúrgico e Odontológico, 5 litros. O produto, que é fabricado pela empresa Icaraí do Brasil Ind. e Com. Ltda, não tem registro na Agência. Com a decisão, a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Lotes de cosméticos irregulares
Também foi suspensa a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização, divulgação e uso de todos os lotes de Conditioner Anti Friz Favorite Line - Lord Tech Cosméticos; Hidrogel Favorite Prime - Step 2 - Lord Tech Cosméticos; Keratin Hair - Lord Tech Cosméticos e Shampoo Deep-Cleaning Favorite Line – Lord Tech Cosméticos, bem como todos os cosméticos distribuídos por Lord Tech Cosméticos. Os produtos são fabricados por uma empresa desconhecida e distribuídos por Lord Tech Cosméticos, que não possui Autorização de Funcionamento e está situada em local incerto. A Anvisa determinou, ainda, a apreensão e inutilização das unidades existentes no mercado.

Saneantes sem registro
A agência suspendeu ainda a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do Maxxtroyer Formicida Gel, da empresa Indústria Química Passos e Ramos Ltda. Os outros produtos saneantes fabricados pela mesma indústria também foram suspensos. A decisão ocorreu porque a empresa não possui Autorização de Funcionamento e o produto não tem registro na Agência.

Lotes de condicionador fabricados após cancelamento de notificação
Foi suspensa ainda a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes do Condicionador Chá Verde Cabelos Oleosos Nutraactive fabricados após 19 de setembro de 2013. Os produtos são fabricados pela empresa Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio LTDA. A empresa solicitou o cancelamento do processo de notificação do produto em 19 de setembro de 2013. No entanto, laudo da Fundação Ezequiel Dias atestou que o produto foi produzido após esta data, em dezembro de 2013. A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Lotes de cosmético produzidos antes da concessão de registro
Por fim, foi suspensa a fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes produzidos antes de 23 de novembro de 2015 da Escova Gradativa Liso Intenso, marca Keramax, fabricada pela empresa Ivel Indústria de Perfumes e Cosméticos Ltda. O registro do produto foi concedido naquela data. No entanto, a formulação já era comercializada, de forma irregular, antes disso. A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Fonte: www.anvisa.gov.br