Consultórios farmacêuticos conquistam espaço pelo país

No segundo dia da 433ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselheiros federais foram brindados com uma excelente notícia: as resoluções nº 585, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e nº 586, que regula a prescrição farmacêutica, ambas de 2013, estão contribuindo para que profissionais e pacientes colham bons frutos em todo o País. Os consultórios, clínicas e outros estabelecimentos do gênero na área farmacêutica estão proliferando e fazendo a diferença para a carreira de farmacêuticos e a saúde da população. Várias experiências foram mostradas ao Plenário.

Os relatos de sucesso foram identificados pela assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, e o consultor ad hoc do conselho, Cassyano Correr, depois que eles foram designados pelo presidente do CFF, Walter Jorge João, para acompanhar o caso de um farmacêutico carioca denunciado ao Ministério Público (MP) por exercício ilegal da Medicina. Josélia Frade e Cassyano Correr constataram que o colega não só atua dentro da regularidade, de acordo com as resoluções do CFF, como está colocando em prática, com propriedade, as normativas do CFF.

O farmacêutico abriu uma clínica de emagrecimento para atendimento multiprofissional a pessoas com obesidade e outras interessadas em utilizar suplementação alimentar para potencializar resultados de práticas esportivas. Com uma equipe formada também por uma nutricionista e uma técnica de enfermagem, a clínica oferece acompanhamento para reeducação alimentar e tratamento contra a obesidade a base de medicamentos fitoterápicos e outros exclusivamente de prescrição farmacêutica. São realizadas, em média, 400 consultas por mês, entre as quais, consultas de primeira vez e de retorno.

O farmacêutico proprietário da clínica lançou um DVD e tem realizado palestras sobre o tema: “Prescrição farmacêutica: Eu faço”. A denúncia contra ele foi arquivada pelo MP, que reconheceu o embasamento legal de sua atuação. Agora, de denunciado, o profissional pode passar a denunciante, pois foi orientado pelos promotores públicos a processar seus denunciantes por calúnia e difamação.

Embora os farmacêuticos atuem na área clínica já há bastante tempo – o primeiro serviço no Brasil foi fundado em 1979, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo professor Tarcísio Palhano – Josélia Frade demonstrou que o movimento ganhou mais força após as resoluções. Ao ponto de a atuação clínica já ser incorporada já por algumas grandes redes de farmácias e drogarias. “O próprio CFF tem uma experiência bem-sucedida na área, que foi a realização pelo segundo ano consecutivo, em 2015, da ação no Congresso Nacional, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio”, lembrou a assessora.

O presidente do CFF Walter da Silva Jorge João manifestou satisfação diante da exposição feita ao Plenário. “Se houve alguém que se empenhou para que vivêssemos esse momento, este alguém fui eu. E faço questão de partilhar essa alegria com o colega e conselheiro federal pelo Estado do Espírito Santo, Gedayas Medeiros Pedro, que também aspirava muito pela concretização da prescrição farmacêutica”, disse. “Junto com a atuação do farmacêutico na citopatologia, a prescrição era algo que não tinha esperança de presenciar. E hoje vejo extasiado que ela está aí, se consolidando cada vez mais”, confirmou Gedayas Medeiros Pedro.

Fonte: CFF