Riopharma terá sua 8ª edição, em outubro, com foco na atuação clínica do farmacêutico

Com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o 8º Congresso RioPharma será realizado de 15 a 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio de Janeiro. O tema será "A Prescrição Farmacêutica e os Novos Paradigmas da Profissão", com eixo central na atuação clínica do farmacêutico. O evento também vai englobar o XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana (Fefas). Uma boa notícia para quem pretende inscrever trabalhos científicos no evento é que as inscrições foram prorrogadas. Encerram-se somente em 30 de agosto. Para saber, clique aqui.

Esta semana foi publicada uma edição especial da revista do Congresso, que está repleta de novidades. A publicação destaca o caráter internacional do 8º Riopharma, um evento muito além das fronteiras do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Para ler a revista, clique aqui. Entre convidados internacionais, já confirmaram presença pela Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), a Dra Carmen Peña, presidente, e Dr. Gonçalo Sousa Pinto e Dr. Henri R. Manasse Jr., representantes na Espanha e nos Estados Unidos; Dr. Charlie Benrimoj (University of Technology Sydney/Australia); Dra. Magaly Rodriguez de Bittner (University of Maryland/EUA); e Dr. Aldo Alvarez-Risco (Ministério da Saúde/Peru).

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, destaca que a Farmácia Clínica, foco do 8º Riopharma, é uma das áreas essenciais da profissão farmacêutica, que oferece respostas para os desafios em saúde, em todo o mundo: da prevenção à terapêutica e recuperação da saúde. "Na minha gestão à frente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), essa se tornou uma das pautas prioritárias. Desejava inserir essa temática em um grande debate entre lideranças nacionais e internacionais. Foi quando apresentei a nossa proposta à organização do 8º Riopharma ao Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) e Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que a incorporaram à programação do evento", comenta o presidente do CFF.

A partir daí, Walter Jorge João articulou a realização conjunta do congresso com representantes do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA) e da Federação Farmacêutica Sul-americana (FEFAS). O CFF colaborou para garantir as presenças de grandes líderes do movimento clínico nacional e internacional. "Espero, portanto, que o congresso contribua para difundir conhecimento técnico e científico atualizado, promover o compartilhamento de diferentes experiências profissionais, estabelecer parcerias, enriquecer as ações planejadas pelo CFF, bem como para fortalecer o desenvolvimento dessa área no país", salienta Walter Jorge João.

O presidente do CFF lembra que os farmacêuticos brasileiros experimentam um momento histórico de afirmação como profissionais da saúde, haja vista que ampliaram ainda mais seus horizontes com a regulamentação da prescrição e das atribuições clínicas. "Ambas, além de impactarem sobre a saúde da população, estão ajudando a consolidar a autoridade técnica desse profissional. Desejo que os participantes do 8º Riopharma sintam-se transformados por esta experiência e, assim, estimulados a transformar. Não tenho dúvida de que o 8º RioPharma – Congresso de Ciências Farmacêuticas e o XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana serão de grande relevância para a categoria", reforça Walter Jorge João.

O presidente da oitava edição do RioPharma, Carlos Santarém, destaca que o tema do congresso é de importância ímpar diante do quadro nacional, onde o farmacêutico, o seu conhecimento acadêmico e a sua vasta e histórica experiência como profissional da saúde aparecem com um novo valor aos olhos da sociedade. "Este novo valor nos obriga a uma verdadeira reconstrução da profissão sob diferentes luzes, cujos matizes passam pela humanização do ofício, pela tecnologia avançada e por corretas políticas públicas. O desafio definitivo é ter a coletividade favorecida pelas mudanças".

Marcus Athila, presidente do CRF-RJ, acredita que a profissão atingiu um novo estágio, ainda pouco conhecido pelos profissionais farmacêuticos brasileiros. "Daí a grande relevância do tema prescrição, pois novos caminhos serão descobertos, outros se fecharão, outros serão reavaliados, outros estudados com mais profundidade", observa.

Convidados - Entre uma das referências sobre as atividades clínicas do farmacêutico, está o Dr. Michael R. Cohen (Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos/EUA), que será responsável pelo curso sobre "Erros de medicação: contextualização e estratégias de maior impacto para minimizar os problemas" (com tradução simultânea para o português, na manhã do dia 15 de outubro).

O congresso terá conferências de grande relevância, como as da presidente da FIP, Os temas prioritários para os profissionais serão apresentados em mesas-redondas, simpósios, palestras, painéis e cursos durante os dias do evento.

"O evento foi construído com o objetivo de possibilitar o encontro de lideranças farmacêuticas da região das Américas com o movimento clínico mundial, bem como com os diferentes atores envolvidos na atenção à saúde e no desenvolvimento de inovação na área, para reflexão e definição de estratégias que visem aumentar a resposta da Farmácia às novas necessidades sociais, que podem ser atendidas dentro do escopo de atuação dos farmacêuticos", explica a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, integrante da comissão organizadora.

Acesse e curta a página do 8º Riopharma no Facebook. Para se inscrever, clique aqui.

Fonte: Comunicação do CFF

Arquivos disponíveis

Arquivos Data
A Microsoft Powerpoint file APRESENTAÇÃO FORUM ITAMARA.pptx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Apresentação FFEAF simposio visa niterói (1) (1).pdf 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file Apresentação FFEAF simposio visa niterói (1) (1).pptx 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file Apresentação Morena - Dúvidas sobre autuações e multas do CRF-RJ.pptx 2023-04-18
A file of unknown type Cannabis Registro, licenciamento e comercialização nas farmácias e drogarias.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Cartilha Saúde Estética.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Código de Ética.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file DAP - Declaração de Atividade Profissional (1).pdf 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file IMPLEMENTAÇÃO SERVIÇOS FARMACÊUTICOS.pptx 2023-04-18
A file of unknown type Importância do Farmacêutico no SUS.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Licenciamento de Consultório farmacêutico e Telefarmácia.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Manual CRF-RJ FFEAF Indústria.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Manual FFEAF Farmácias sem manipulação e drogarias.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file NOTA DE ESCLARECIMENTO DAP (1).pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Normas Revogadas com a Publicação da RDC 658_2022.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica Escrituração no Âmbito do SUS.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica Serviço de Fiscalização.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica sobre a aplicabilidade das Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF - Consulório.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF -Estética.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF Judicialização 50 leitos.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestras ENAF - Estética.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Receitas de Controle Especial e Notificações de receitas-Dúvidas na dispensação dos controlados Como o farmacêutico deve agir na dúvida da legitimidade das receitas.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Relatorio Final-compactado GTAFSUS CRFRJ.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana RDC nº 1972017.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade criminal na comercialização de medicamentos (pessoa física e jurídica).ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade da PJ e do profissional farmacêutico no comércio varejista de medicamentos frente às regulamentações do CDC.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade solidária.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file apresentacao-fveep.pdf 2018-09-27