Curso Qualipharma de Antibioticoterapia no RIO DE JANEIRO

Antibioticoterapia1

Objetivo:

Ensinar os princípios gerais, comuns à cinética e a dinâmica de antimicrobianos. Fornecer embasamento farmacológico que permita exercer uma terapêutica antimicrobiana racional, especialmente no que tange à prática da atenção farmacêutica. Despertar uma atitude de busca contínua de informação farmacológica atualizada com relação aos antimicrobianos, criando um juízo crítico em relação à bibliografia disponível.

 

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aula expositiva sobre a Antibioticoterapia com discussão de casos clínicos e os atuais tratamentos. Curso com duração de 8 horas (um sábado).

 

Conteúdo Programático:

Introdução à quimioterapia; fundamentos gerais para a escolha e utilização de antimicrobianos; mecanismos de ação e interação dos agentes antimicrobianos; sensibilidade dos microorganismos aos antimicrobianos e determinação de doses a usar; resistência dos microorganismos aos antimicrobianos e seus mecanismos de transmissão; vias de administração e farmacocinética de antimicrobianos; antibióticos betactâmicos;  substitutos das penicilinas, macrólidos;  aminoglicosídeos e aminociclitóis; tetraciclinas, cloranfenicol e florfenicol;  nitrofuranos. sulfas e trimetoprima; fluroquinolonas. outros antimicrobianos de interesse (antivirais e antifúngicos); bactericidas x bacteriostáticos; antimicrobianos e cirurgia; infecções urinárias, infecções do SNC, infecções do globo ocular; antimicrobianos em recém-nascidos, gestantes, lactantes e idosos;  discussão de casos clínicos.

 

 

Ministrante: Dr. Rômulo José Soares Bezerra

Graduado em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá (2004), mestre em biologia celular e molecular ênfase em Bioquímica pela FIOCRUZ (2008) e doutor em biologia celular e molecular ênfase em Farmacologia e Imunologia pela FIOCRUZ (2012). Membro da Sociedade Americana de Química (ACS), tem experiência na área de bioquímica e farmacologia nos seguintes temas: Leishmania amazonensis, óxido nítrico, arginase, quimioterapia experimental anti-Leishmania, bioquímica de tripanosomatídeos, Tuberculose, MTB, BCG, MDR, XDR, Insuficiência Hepática Aguda, Hepatologia, Triagem de alta vazão de produtos naturais e sintéticos, receptores purinérgicos e dor neuropática. Docente permanente e orientador do programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGLSEBS - IOC) FIOCRUZ – RJ, onde também atua como coordenador da disciplina de atualização em biologia celular. É orientador de alunos de doutorado, especialização, iniciação científica e graduação. Como produção bibliográfica possui mais de 14 artigos publicados em revista internacional indexada, um capítulo de livro e nove prêmios nacionais e internacionais. Membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro.

 

Dia do curso: 21 de outubro de 2017 (sábado)

Horário: 8h00 às 17h00

Local: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ  – Rua do Bispo, 83. Rio Comprido. Rio de Janeiro/ RJ

 

Requisito para inscrição:ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas

As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda (geriátrica ou infantil) ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

 

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 10 dias uteis após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Inscrição:

Devem ser feitas em formulário eletrônico no site do CRF-RJ – Qualipharma.  Link: http://crf-rj.org.br/qualipharma.html

 

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização:

CRF-RJ / Sede Rio de Janeiro

Apoio:

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

www.estacio.br