(Inscrições Encerradas) Curso “Farmacoterapia das principais doenças neurodegenerativas” em Barra Mansa

Objetivo:
Apresentar quais são as principais doenças neurodegenerativas (Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica), explicar os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nessas doenças, atualizar os profissionais farmacêuticos quanto aos tratamentos farmacológicos disponíveis no Brasil e os disponíveis no SUS e abordar as perspectivas e novas estratégias terapêuticas.

Metodologia:
Aula teórica expositiva com duração de 8h com apresentação de vídeos e discussão de casos clínicos.

Conteúdo Programático:
- Histórico;
- Fatores ambientais e genéticos;
- Principais alterações neuroquímicas;
- Diagnósticos e testes clínicos;
- Tratamento não farmacológico e Farmacológico;
- Tratamento Farmacológico no SUS;
- Novas estratégias terapêuticas e perspectivas futuras.

 

Ministrante: Dra. Thais Emanoelle Tavares Pompeu
Graduação em Farmácia (Universidade Estácio de Sá - 2008). Mestrado em Ciências Biológicas - Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ - 2012). Doutorado em Ciências Biológicas - Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ - 2016). Desenvolveu seu trabalho de pesquisa no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular (LFBM / UFRJ). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular e Neuropsicofarmacologia, onde atuou principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, interação fármaco-receptor (e.g. ensaios de binding) e vias de sinalização celular (PI3K/ Akt / GSK-3 /β-catenina). Membra da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). Atualmente trabalha como Assistente de Coordenação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado do Rio de Janeiro (CEAF/RJ).

 

Dia do curso: 05 de agosto de 2017 (sábado)
Horário: 8h00 às 17h00
Local: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº 267, Centro, Barra Mansa/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas: as inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito: solicitamos doação de um pacote de fralda (geriátrica ou infantil) ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 20 dias uteis após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Inscrição: Devem ser feitas em formulário eletrônico no site do CRF-RJ – Qualipharma. Link: http://crf-rj.org.br/qualipharma.html

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense
(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa (www.ubm.br)

 

Inscrição:
Devem ser feitas através do formulário eletrônico disponibilizado abaixo

 

Carregando…