(Inscrições Encerradas) Curso: Farmacologia dos Antidepressivos em Duque de Caxias

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos para o curso de Farmacologia dos Antidepressivos em Duque de Caxias.

Objetivo:

• Expor os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos distúrbios afetivos e transtornos de humor, com enfoque no conhecimento moderno;
  • Apresentar e discutir a farmacologia dos antidepressivos, evidenciando os mecanismos de ação e as peculiaridades;
  • Expor as implicações clínicas do tratamento com antidepressivos, abordando aspectos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
  • Apresentar e discutir as indicações clínicas dos antidepressivos.
  • Apresentar e discutir as novas abordagens e tendências terapêuticas para o tratamento dos distúrbios depressivos.
  • Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício adequado da atenção farmacêutica.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:

• Patofisiologia dos distúrbios afetivos e transtornos de humor
  • Classificação dos diferentes tipos de distúrbios afetivos e transtornos de humor
  • Farmacologia dos antidepressivos
  • Principais interações medicamentosas e suas implicações
  • Relação Risco X Benefício
  • Esquemas terapêuticos
  • Novas abordagens terapêuticas para o tratamento dos distúrbios depressivos
  • Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antidepressivos.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima

Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

Mestre em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Doutor em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Experiências profissionais: Desenvolveu seus trabalhos de mestrado e doutorado buscando o desenvolvimento de novos analgésicos para o tratamento da dor neuropática e da artrite reumatóide. Realizou estágio no Childrens Hospital Boston, da Harvard Medical School, investigando o papel de alterações no sistema nervoso periférico no desenvolvimento de desordens dolorosas. Atualmente é professor substituto de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).

Dia do curso: 25 de março de 2017 (sábado)

Horário: 9h00 às 18h00

Local: UNIGRANRIO – Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias/ RJ

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas

As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Inscrição:

Carregando…

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Baixada e Serrana

(Abrangência da Seccional: Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis).

Apoio: UNIGRANRIO http://www.unigranrio.com.br