Curso de Assuntos Regulatórios: Visão Atual Como Destaque na Carreira e no Mercado Farmacêutico no Rio de Janeiro

Objetivo:
Apresentar a importância, os instrumentos utilizados e os fluxos de trabalhos em Assuntos Regulatórios para regularização das empresas, manutenção sanitária dos produtos farmacêuticos e para tomada de decisões, bem como abordar a amplitude do tema para as atividades profissionais e nas exigências do mercado de trabalho.

Metodologia:
Apresentação do material produzido, navegação na internet em sites públicos, fomento a discussões e trocas de experiências, dinâmicas de grupo, estudos de casos e simulações de atividades práticas.

Conteúdo Programático:

• Conhecendo Assuntos Regulatórios
  • Estrutura regulatória - Responsabilidades do cargo em Assuntos Regulatórios, Procedimentos e treinamentos.
  • Interfaces Regulatórias - Segmento farmacêutico (Farmácia, Distribuidor, Transportador, Importador, Armazém, Indústria), Setores Administrativos, Qualidade, Dispensação e Pós-Registro, Órgãos públicos e privados, Atividades profissionais, Tomada de decisões.
  • Responsabilidade e Ética – Profissional, Empresarial, Fiscalização e Autuação.
  • Instrumentos utilizados - Marcos Legais, Documentos imprescindíveis para regularização da empresa, do profissional e dos processos, regulatórios sanitários, Dados e Informações, Procedimentos e Treinamentos.
  • Fluxo de trabalho interno e externo, Negociação.
  • Fluxo de processos - Da Elaboração ao Resultado final, Programas Públicos e Privados, Instituições Públicas Reguladoras, Diálogo entre Regulador e Regulado, Comunicação entre Assuntos Regulatórios e Empresários.
  • Perspectiva do Mercado de Trabalho
  • Estudo de casos

Ministrante: Prof. Javier Afonso Sanmartin
Farmacêutico pela Universidade Católica de Santos, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, Pós-graduações em Bioética pela Universidade de Brasília, Farmacologia e Farmácia Hospitalar pela Universidade Católica de Santos.
Atualmente é Gerente de Assuntos Regulatórios no Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro – SINFAR-RJ, membro do Comitê Parlamentar do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro. Executou atividade de Responsabilidade Técnica em Importadora de Medicamentos, Coordenou Câmaras Técnicas no Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e Exerceu cargo de Inspetor Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

Dia da aula: 22 de outubro de 2016 (sábado)
Horário: 9h às 18h
Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede