[Encerrado] Curso de Controle de Qualidade na Manipulação de Medicamentos no Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos para participarem do Curso QUALIPHARMA de Controle de Qualidade na Manipulação de Medicamentos no Rio de Janeiro.

Objetivo:
Destacar os conceitos fundamentais necessários para desenvolver um sistema de controle de qualidade; apresentar e discutir os quesitos necessários para a correta realização de procedimentos de análise e controle de qualidade de matérias-primas, insumos farmacêuticos e produtos acabados.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas. Durante a aula serão discutidos diversos conhecimentos sobre monitoramento de processo magistral, fórmulas e controle de qualidade de matéria-prima.

Conteúdo Programático:
Legislações aplicadas na manipulação magistral; Definições básicas legais; Recursos humanos e organização; Atribuições do farmacêutico magistral e da gerência superior; Infraestrutura física da farmácia; Materiais, equipamentos (calibração e verificação) e utensílios básicos; Qualificação de fornecedores; Controle de qualidade de matérias-primas e fitoterápicas (aquisição, ensaios e armazenamento); Controle de qualidade de embalagens (aquisição, ensaios e armazenamento); Monitoramento do processo magistral; Controle de qualidade dos medicamentos manipulados; Rotulagem e embalagem do produto manipulado; Conservação e transporte do produto manipulado; Dispensação do produto manipulado; Garantia de qualidade; Roteiro de inspeção para farmácia.

Ministrante: Dra. Maria Letice Couto de Almeida
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1983). Mestre em Sistema da Gestão da Qualidade pela UFF-RJ. Experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Magistral. Foi professora da Universidade Gama Filho/RJ entre 2012 a 2014. Auditora Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008 e Consultora para o seguimento farmacêutico (indústria e farmácia). Professora, coordenadora e diretora de curso da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Auditou pela empresa World Wide Consultoria S/S Ltda para o segmento magistral. Atuou como Gestora, Proprietária e Responsável Técnica pelas Empresas Arte e Vida Farmácia de manipulação Ltda, no período de 1998 a 2009.

Dia da aula: 10 de setembro de 2016 (sábado)

Horário: 9:00 h às 18:00 h

Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede