Curso Farmacoterapia da Hipertensão Arterial no Rio de Janeiro

Objetivo:
Esse curso tem como objetivo, aprimorar os conhecimento do manejo clínico e farmacoterapêutico da Hipertensão arterial Sistêmica, oferecendo subsídios para o acompanhamento interdisciplinar de pacientes acometidos por essa patologia.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, onde serão abordados artigos científicos, diretrizes Terapêuticas e casos clínicos sobre o tema. Curso com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
• Fisiologia do Sistema Cardiovascular;
• Epidemiologia e Fisiopatologia da HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica);
• Hipertensão Arterial em populações especiais:
- Portadores de Doença Renal
- Diabéticos
- Coronariopatas
- Gestantes
- Idosos
• Terapia Farmacológica e não farmacológica da Hipertensão arterial
• Abordagem de Casos Clínicos.

Ministrante: Dr. Matheus Tavares Henriques
Possui Graduação em Farmácia pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e Mestrado em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor de Pós Graduação do curso de farmacologia Clínica e Farmácia Hospitalar da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e SER Capacita. Experiência em Pesquisa Clínica (unblinded pharmacist), Farmácia Clínica e Hospitalar.

Dia da aula: 23 de julho de 2016 (sábado)
Horário: 9:00 h às 18:00 h
Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito: Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Informações: (21) 3872-9213 / 99930-9389 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br
(para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail qualipharma@crf-rj.org.br ao seu catálogo de endereços)

Realização: CRF-RJ / Sede

Apoio: UCL Centro Universitário Celso Lisboa www.celsolisboa.edu.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.