(Inscrições Encerradas) Curso Toxicologia dos Metais, em Barra Mansa

Objetivo:
Conceituar e introduzir os metais considerados não essenciais ao organismo. Referir o tratamento farmacológico adequado. Abordar a predominância, uso e toxicologia (toxicocinética e toxicodinâmica) de cada metal individualmente: cádmio, chumbo, arsênio, mercúrio, estanho, níquel, cromo e alumínio.

Metodologia:
O curso será proposto em aula teórica, com duração de 8 horas, através de slides.

Conteúdo Programático:
• Conceitos
• Predominância e aplicação dos metais
• Contaminação e exposição
• Toxicidade geral
• Tratamento
• Histórico de casos toxicológicos
• Toxicologia de cada metal
• Toxicocinética – Absorção, Distribuição, Metabolização e Eliminação;
• Toxicodinâmica – Reações toxicológicas e efeitos no organismo.
• Técnicas analíticas de investigação

Ministrante: Dra. Débora Resende de Souza Lima
Cursando Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo primeiro capítulo da tese, desenvolvido no Brasil, foi a determinação de ácido ascórbico por HPLC-UV em células de retina de embriões de galinha, estudo de otogenia. Outro capítulo da tese foi desenvolvido em Portugal, como proposta o desenvolvimento metodológico da determinação de opióides em cabelo por CG-EM. Mestre pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP- FIOCRUZ), na área de Saúde Pública - Saúde, Trabalho e Ambiente - subárea de Toxicologia, pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), com a dissertação de determinação de estanho em material biológico de trabalhadores de cassiterita. Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário Plínio Leite, cuja monografia teve como tema a determinação de cádmio na Cannabis sativa por AAS.

Dia da aula: 21 de maio de 2016 (sábado)
Horário: Das 8h às 17h
Local da aula: Centro Universitário de Barra Mansa – UBM - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso Gratuito

Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense
(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa www.ubm.br