[INSCRIÇÕES ENCERRADAS] Curso de Fisiopatologia do Câncer em Cabo Frio

* Abordagem panorâmica sobre os processos multifatoriais envolvidos no câncer. *  Apresentar dados e conhecimentos recentes na biologia celular do câncer. * Desenvolver pensamento crítico e conhecimento aprofundado no assunto, desde a carcinogênese até os tratamentos mais promissores. * Definição de conceitos dos diversos processos envolvidos no avanço da doença.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
História do câncer; Números e Estimativas do INCA e OMS; Definir conceitos como: carcinoma, adenocarcinoma, linfoma, metástase, microambiente tumoral, transição epitélio mesenquimal; Células tumorais e sistema imune; Radioterapia e quimioterapia; produtos naturais; mecanismo de resistência a múltiplas drogas (MDR); Avanços recentes na pesquisa do câncer.

Ministrante: Dr. Lucas Rodrigues Jacques da Silva
Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biofísica. Graduado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Ciências Biológicas modalidade Biofísica. Ao final do primeiro semestre de sua graduação, foi selecionado entre os 10 melhores alunos para iniciar o projeto de iniciação científica no INMETRO. Realizou tarefas e projetos no INMETRO de janeiro de 2009 até dezembro de 2012. Possui competência em cultivo celular e desenvolvimento de novas técnicas em bioengenharia tecidual. Hoje, está cursando o mestrado em Imunologia e Inflamação do Instituto de Microbiologia Paulo Góes da UFRJ, na qual desenvolve projeto em câncer de próstata no laboratório de Patologia Celular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho- UFRJ.

Dia da aula: 7 de novembro de 2015 (sábado)
Horário: 9:00 h às 18:00 h
Local da aula: Universidade Estácio de Sá – Rodovia General Bruno Martins, Lote 19, Bairro Manoel Corrêa, Cabo Frio - RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.
Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no 1º dia de aula do curso.

Atenção!
• Vagas Limitadas - As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
• Ausências não justificadas - Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
• Certificado - Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Informações: (21) 99930-9389 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional da Região dos Lagos

(Abrangência da Seccional: Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim).

Apoio: Universidade Estácio de Sá – Unidade Cabo Frio