Normas para Publicação na Revista Riopharma

INSTRUÇÕES GERAIS:

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA RIOPHARMA

1. GERAL

Serão considerados para publicação na Revista Riopharma manuscritos em Português, Inglês e Espanhol, que cubram as áreas tradicionais da Farmácia bem como artigos sobre Ensino de Farmácia, História da Farmácia, Política Científica, etc, além de artigos de áreas afins, desde que tenham acentuado conteúdo farmacêutico. Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:

Artigos Originais: refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo as seções IntroduçãoParte ExperimentalResultados e DiscussãoConclusão e Referências, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

Artigos sobre Educação: trabalhos de pesquisas relacionadas ao ensino de graduação em Química e divulgação de experiências inovadoras no ensino de graduação e pós-graduação. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.

Assuntos Gerais: abordagem de assuntos de interesse geral dos farmacêuticos, tais como política científica, programas de graduação e pós-graduação, história etc. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

Artigos de Revisão: destinados à apresentação do progresso em uma área específica de Farmácia, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

Publicação de Ensaios Clínicos: Artigos que apresentem resultados parciais ou integrais de ensaios clínicos devem obrigatoriamente ser acompanhados do número e entidade de registro do ensaio clínico.A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos naDeclaração de Helsinki(1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.
Além disso, deve ser observado o atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada.
Artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento (tal afirmação deverá constituir o último parágrafo da seção Métodos do artigo).
Após a aceitação do trabalho para publicação, todos os autores deverão assinar um formulário, a ser fornecido pela Secretaria Editorial de CSP, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislações específicas.
O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

2. ANTES DA SUBMISSÃO

2.1 Direitos autorais

Ao submeter um manuscrito à revista Riopharma, assume-se que ele não foi publicado previamente, que não está sob processo de avaliação por outra entidade e que não será publicado simultaneamente em outro veículo de divulgação, no mesmo formato, sem a permissão por escrito dos Editores. Além disso, subentende-se que o autor responsável pela submissão tem o consentimento de todos os outros autores. Os autores também concordam que os direitos autorais do manuscrito serão transferidos para o CRF (Conselho Regional de Farmácia), caso o manuscrito seja aceito para publicação. Manuscritos aceitos e ilustrações se tornarão propriedades do CRF.

2.2 Organização do manuscrito

Os manuscritos deverão apresentar clareza e concisão. A seção Introdução deverá identificar de forma clara e breve, utilizando-se de referências relevantes, a natureza do problema sob investigação e o conhecimento prévio a respeito dele. Revisões extensas da literatura não serão aceitas. 
A seção Parte Experimental pode preceder ou vir após a seção Resultados e Discussão, mas devem ser necessariamente separadas. A seção Conclusões, que resumirá brevemente as principais conclusões do trabalho, deverá ser disposta logo após a seção Resultados e Discussão.
A parte experimental do manuscrito deve descrever os experimentos de maneira suficientemente detalhada para que outros pesquisadores possam reproduzi-los. O grau de pureza dos materiais utilizados deve ser fornecido, bem como todas as quantidades utilizadas. A descrição de procedimentos já estabelecidos não é necessária. A instrumentação utilizada só deve ser descrita caso não seja padrão. Deve-se referir a instrumentos disponíveis comercialmente a partir de suas marcas e modelos.

2.3 Preparo dos manuscritos

Modelo

Geral: Deve-se utilizar a fonte Times New Roman, tamanho de 12 pt e cor preta. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5×. As páginas devem ser numeradas consecutivamente, no canto inferior direito. As linhas e os títulos e subtítulos das seções não devem ser enumerados. Os títulos das seções devem ser escritos em negrito e caixa alta, os subtítulos apenas em negrito e os subsubtítulos apenas em itálico.

Detalhes: A primeira página deverá conter o título do trabalho, em negrito e caixa alta, nome dos autores em negrito e endereço. Se o endereço onde o trabalho foi conduzido é diferente do endereço atual de qualquer um dos autores, uma nota de rodapé indicando a posição atual pode ser incluída. Havendo autores com diferentes endereços, estes deverão ser listados em sequência e indicados utilizando-se letras sequenciais.

Exemplo:

Robson Roney Bernardo1*

1Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica, Pólo de Xérem, Estrada de Xerém, Nº 27, Xerém – Duque de Caxias - RJ. CEP: 25245-390.

*E-mail: robson@xerem.ufrj.br

Como mostra o exemplo, o autor para correspondência deverá ser indicado com asterisco (*) e seu e-mail colocado logo abaixo dos endereços. A menor unidade do endereço deve ser o departamento. Em seguida devem ser indicados a faculdade/instituto, a universidade, o CEP, a cidade, o estado e o país.

A segunda página deverá conter o título e o resumo do trabalho, ambos em inglês, com no máximo 200 (duzentas) palavras, e a indicação de 3 a 5 palavras-chave (keywords), também em inglês.

O texto deve se iniciar a partir da segunda página do manuscrito.
Ao longo do texto, o autor deve se atentar às seguintes regras:

  • Palavras em língua estrangeira (inglês, francês, latim, etc.) deverão ser escritas em itálico.
  • Nomes científicos de espécies devem ser escritos em itálico, com a primeira letra do nome em caixa alta.

Atenção: Toda a nomenclatura utilizada deverá ser consistente, clara e de acordo com as regras estabelecidas por entidades apropriadas, como IUPAC, International Union of BiochemistryAbstracts ServiceNomenclature Commitee of the American Chemical Society, entre outras. Símbolos e unidades deverão seguir as recomendações da IUPAC. Os autores devem evitar o uso de unidades que não fazem parte do SI.

Normas para elementos gráficos e tabelas

Gráficos e Figuras: textos, nomes dos eixos e quaisquer outros elementos textuais que acompanham os elementos gráficos devem ser consistentes ao longo de todo o trabalho em relação à fonte, ao tamanho da fonte, ao espaçamento e à cor. Para elementos gerados por computador, deve-se evitar planos de fundo ou sombreamento.

Fórmulas estruturais e equações químicas: todas as estruturas químicas ou equações devem ser escritas utilizando a mesma fonte ao longo do manuscrito.

Equações: as equações devem ser escritas utilizando-se um editor de equações (MathType, Equation, entre outros) e devem ser numeradas sequencialmente ao longo do manuscrito.

Fotografias: As fotografias devem apresentar contraste e não devem ser montagens. Caso haja necessidade de uma escala, ela deve ser desenhada sobre a figura e não abaixo. Não serão aceitas fotografias de equipamentos comerciais.

Tabelas: as tabelas devem ser formatadas de modo a fornecer informações diretas ao leitor. Sombreamentos e negritos devem ser evitados. Qualquer informação extra deve vir abaixo da tabela, na forma de nota de rodapé, utilizando-se as letras a, b, c e assim por diante.

Normas para citações e lista de referências

As citações de referências devem ser feitas de forma consecutiva, na forma numérica sobrescrita (sem parênteses ou colchetes), sempre após a pontuação, quando houver. Citações de duas ou mais referências devem ser separadas por vírgulas. Citações de três ou mais referências consecutivas devem ser agrupadas, utilizando-se o hífen (-). Não utilizar espaços entre as citações ou entre a citação e o caractere sobre o qual está posicionada.

Na seção Referências, as abreviações dos títulos de periódicos devem estar de acordo com as definidas no Chemical Abstracts Service Source Index (ver http://cassi.cas.org). Caso o periódico não esteja listado no CASSI, o título deve ser escrito por extenso.
As normas para o ano, o volume e as páginas seguem abaixo para diversos tipos de literaturas. A pontuação, os espaçamentos, os negritos e os itálicos devem ser verificados com atenção. Manuscritos com referências fora das normas da revista serão reenviados ao autor até que os erros sejam verificados e corrigidos.

Exemplo:

1. Varma, R. S.; Singh, A. P.; J. Indian Chem. Soc. 1990,67, 518. 
2. No caso especial da revista citada não ser de fácil acesso, é recomendado citar o seu número de Chemical Abstract, como segue:
Provstyanoi, M. V.; Logachev, E. V.; Kochergin, P. M.; Beilis, Y. I.; Izv. Vyssh. Uchebn. Zadev.; Khim. Khim. Tekhnol. 1976,19, 708. (CA 85:78051s).
3. Caso o trabalho tenha doi, mas não a referência completa, citar DOI da seguinte maneira:
Vidotti, M.; Silva, M. R.; Salvador, R. P.; de Torresi, S. I. C.; Dall'Antonia, L. H.; Electrochimica Acta (2007), doi:10.1016/j.electacta.2007.11.029.
4. É recomendado o uso de referências compostas na medida do possível, em lugar de uma lista de referências individuais. O estilo das referências compostas é o seguinte:
Varela, H.; Torresi, R. M.; J. Electrochem. Soc. 2000, 147, 665; Lemos, T. L. G.; Andrade, C. H. S.; Guimarães, A. M.; Wolter-Filho, W.; Braz-Filho, R.; J. Braz. Chem. Soc. 1996, 7, 123; Ângelo, A. C. D.; de Souza, A.; Morgon, N. H.; Sambrano, J. R.;Quim. Nova 2001, 24, 473.

Patentes: 
Devem ser identificadas da seguinte forma (na medida do possível o número do Chemical Abstracts deve ser informado entre parênteses).
5. Hashiba, I.; Ando, Y.; Kawakami, I.; Sakota, R.; Nagano, K.; Mori, T.; Jpn.
Kokai Tokkyo Koho 79 73,771 1979.(CA 91:P193174v) 
6. Kadin, S.B.; US pat. 4,730,004 1988. (CA 110:P23729y) 
7. Eberlin, M. N.; Mendes, M. A.; Sparrapan, R.; Kotiaho, T.; Br PI 9.604.468-3,1999.

Livros: 
com editor(es): 
8. Regitz, M. Em Multiple Bonds and Low Coordination in Phosphorus Chemistry; Regitz, M.; Scherer, O. J., eds.; Georg Thieme Verlag: Stuttgart, 1990, cap. 2. 
sem editor(es):
9. Cotton, F. A.; Wilkinson, G.; Advanced Inorganic Chemistry, 5th ed., Wiley: New York, 1988.

Programas de computação (Softwares): 
10. Sheldrick, G. M.; SHELXL-93; Program for Crystal Structure Refinement; Universidade de Göttingen, Alemanha, 1993.

Teses: 
11. Velandia, J. R.; Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 1997.

Material apresentado em Congressos: 
12. Ferreira, A. B; Brito, S. L.; Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, Brasil, 1998.

Páginas Internet: 
13. http://www.sbq.org.br/jbcs, acessada em Junho 2001.

Material não publicado:

Para material aceito para publicação: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., no prelo.
Para material submetido, mas ainda não aceito: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., submetido. Para trabalho não publicado ou comunicação pessoal: Magalhães, U. H.; trabalho não publicado ou Magalhães, U. H., comunicação pessoal. Resultados não publicados só poderão ser citados com a permissão explícita das pessoas envolvidas na sua obtenção.

3. AGRADECIMENTOS

Possíveis menções em agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores.

Arquivos disponíveis

Arquivos Data
A Microsoft Powerpoint file APRESENTAÇÃO FORUM ITAMARA.pptx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Apresentação FFEAF simposio visa niterói (1) (1).pdf 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file Apresentação FFEAF simposio visa niterói (1) (1).pptx 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file Apresentação Morena - Dúvidas sobre autuações e multas do CRF-RJ.pptx 2023-04-18
A file of unknown type Cannabis Registro, licenciamento e comercialização nas farmácias e drogarias.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Cartilha Saúde Estética.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Código de Ética.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file DAP - Declaração de Atividade Profissional (1).pdf 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file IMPLEMENTAÇÃO SERVIÇOS FARMACÊUTICOS.pptx 2023-04-18
A file of unknown type Importância do Farmacêutico no SUS.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Licenciamento de Consultório farmacêutico e Telefarmácia.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Manual CRF-RJ FFEAF Indústria.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Manual FFEAF Farmácias sem manipulação e drogarias.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file NOTA DE ESCLARECIMENTO DAP (1).pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Normas Revogadas com a Publicação da RDC 658_2022.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica Escrituração no Âmbito do SUS.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica Serviço de Fiscalização.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica sobre a aplicabilidade das Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF - Consulório.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF -Estética.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF Judicialização 50 leitos.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestras ENAF - Estética.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Receitas de Controle Especial e Notificações de receitas-Dúvidas na dispensação dos controlados Como o farmacêutico deve agir na dúvida da legitimidade das receitas.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Relatorio Final-compactado GTAFSUS CRFRJ.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana RDC nº 1972017.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade criminal na comercialização de medicamentos (pessoa física e jurídica).ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade da PJ e do profissional farmacêutico no comércio varejista de medicamentos frente às regulamentações do CDC.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade solidária.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file apresentacao-fveep.pdf 2018-09-27