Nota sobre o reajuste no Preço Máximo ao Consumidor (PMC) dos medicamentos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) manifesta preocupação com o reajuste de até 10,89% nos preços dos medicamentos. O CRF-RJ compreende que a Assistência Farmacêutica é uma política pública de Saúde, que promove a prevenção de doenças, além da proteção e da recuperação da saúde da população. Nesse sentido, acreditamos que o medicamento é insumo essencial, tanto individual quanto coletivo, e que o acesso universal e o uso racional devem ser premissas norteadoras de toda a classe farmacêutica.


Cabe lembrar, que o referido aumento impacta fortemente as pessoas que fazem tratamento de doenças com remédios de uso contínuo, sobretudo considerando o atual momento socioeconômico do país. Nesse sentido, cobramos políticas públicas, para minimizar o impacto e garantir o acesso a esses medicamentos.


CRF-RJ, por fim, orienta toda a população do estado do Rio de Janeiro que pesquise as melhores ofertas dos medicamentos receitados pelos profissionais de Saúde. Reforçamos que a classe farmacêutica estará orientando a população, a fim de auxiliar na procura de medicamentos que atendam suas necessidades com o melhor custo-benefício, respeitando a prescrição médica.