Nota do CRF-RJ à Imprensa sobre falta de testes de diagnóstico para Covid-19

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) manifesta preocupação com a redução de oferta e com a falta de testes de diagnóstico para Covid-19, por conta do rápido avanço da variante Ômicron, que possui um nível alto de contaminação.

A busca desenfreada por testes e medicamentos influenciou nos estoques das farmácias nas últimas semanas, em todo o estado. Algumas distribuidoras informam que não há previsão de entrega de novos lotes de testes, porque não estavam preparadas para atender uma demanda tão elevada. Além disso, as importadoras precisam liberar os lotes nos órgãos competentes, o que ocasiona lentidão na reposição dos estoques.

Muitas pessoas estão realizando testes, mesmo sem sintomas, por terem contato com outras positivadas, com receio de estarem infectadas. Em muitos casos, o resultado é negativo. Dias depois, algumas que realizaram o teste prematuramente, acarretando em falso negativo, ficam sintomáticas e realizam um novo teste, agora, positivo. Cerca de 10 dias depois, para retornar ao trabalho, elas realizam outro teste. Neste contexto, está ocorrendo uma quantidade muito grande de testes por indivíduo.

O CRF-RJ reconhece a importância da detecção de infecções transmissíveis para a saúde pública. O diagnóstico correto permite agir tanto na diminuição da transmissão, quanto na eficácia do tratamento. A testagem é essencial para proteger a população. É o caminho ideal para enfrentar a disseminação da Covid-19. Entretanto, no momento, devido a escalada no número de casos e a alta demanda por testes, recomendamos que as pessoas só façam testes se estiverem com sintomas, a fim de evitar falsos negativos e o desabastecimento dos estoques.

O Conselho Regional de Farmácia do RJ sugere a população que procure orientação farmacêutica para fazer o teste e, em casos de resultados positivos, busque orientação médica.