Nota de pesar: morre o professor Levy Ferreira

Levy era presidente de honra da ABF

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) lamenta a morte do professor Levy Gomes Ferreira. Ele faleceu na manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro. É uma perda irreparável para a profissão. O sepultamento acontecerá no Cemitério Memorial do Carmo, Rua Monsenhor  Manoel Gomes, 287, no Caju, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, às 14h.

Presidente de honra da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), o professor Levy foi homenageado durante o 8º Congresso RIOPHARMA, no Prêmio Personalidade.

Formado como Farmacêutico-Bioquímico em 1950, pela Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, o doutor Levy ganhou, na formatura, a medalha de ouro e o Prêmio Raul Leite, por ter sido o melhor aluno do curso. Em 1951, cursou o doutorado na mesma universidade. No ano seguinte, começou a trabalhar em sua disciplina com uma bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Pesquisa.

Posteriormente, foi nominado professor auxiliar. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 43 anos. Também, montou e chefiou a farmácia do Hospital Universitário. Criou, na Faculdade de Farmácia, a Farmácia Universitária. Trabalhou por 19 anos como farmacêutico do Hospital dos Servidores do Estado. Atuou ainda no Hospital da Santa Casa de Misericórdia como consultor farmacêutico. Após aposentadoria, foi professor por cinco anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Gama Filho.