Congresso Farmacêutico do Pará

Image description

Inscreva-se agora: congressobelem.cff.org.br

A profissão farmacêutica e as ciências farmacêuticas desempenham um papel fundamental na saúde pública em todo o mundo. No cenário global, essa profissão está passando por uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças demográficas, epidemiológicas e aumento da demanda por serviços de saúde. Alguns dos principais desafios enfrentados pelos farmacêuticos em todo o mundo incluem:

1. Escassez e distribuição desigual de profissionais: em muitos países, há uma falta de farmacêuticos, especialmente em áreas rurais e remotas;
  2. Uso de tecnologia: o aumento do uso de tecnologias digitais está transformando a forma como os serviços farmacêuticos são prestados, o que requer novas habilidades e competências digitais;
  3. A nova morfologia do trabalho: está mudando a forma como os farmacêuticos trabalham e se relacionam com os pacientes

No Brasil, a profissão farmacêutica experimentou uma expansão e diversificação de atuação nas áreas tradicionais da farmácia ligadas à cadeia de medicamentos, à gestão do ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) e aos serviços das análises e do diagnóstico clínico-laboratorial. Além disso, novas áreas de atuação voltadas à saúde e bem-estar, como a estética, a ozonioterapia e as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), vêm despertando cada vez mais interesse e ganhando destaque entre os farmacêuticos.

As necessidades contemporâneas do uso socialmente responsável e consequente de medicamentos, de modo a reduzir o custo, a medicalização e a morbimortalidade relacionada a medicamentos, representam oportunidades para o desenvolvimento de novas atribuições em áreas como a farmácia clínica, a farmacovigilância e a farmácia hospitalar.

Apesar de todos esses avanços e oportunidades, a profissão enfrenta grandes desafios, principalmente aqueles relacionados à maior valorização do profissional, à melhoria das condições de trabalho e remuneração, à conquista de novas áreas de atuação e à maior inserção do farmacêutico no sistema de saúde. Aliam-se a esses desafios a necessidade de aprimoramento constante para atender às demandas de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente.

Considerando esse contexto, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará entre os dias 28, 29 e 30 de junho de 2023, na cidade de Belém do Pará, o Congresso Farmacêutico do Pará. O objetivo do congresso é reunir profissionais e estudantes da área de farmácia para discutir e compartilhar conhecimentos sobre as últimas pesquisas e descobertas no campo das ciências farmacêuticas no Brasil e no mundo.

Durante os três dias do congresso, haverá uma programação diversificada e enriquecedora que incluirá palestras, mesas-redondas, minicursos, painéis e apresentações de trabalhos científicos, focando na inovação, no cuidado e no empreendedorismo em saúde.

O Congresso Farmacêutico do Pará constitui-se, portanto, em uma excelente oportunidade de atualização sobre as tendências e inovações na área farmacêutica, além de permitir a troca de experiências e networking entre seus participantes.