Abertas inscrições para curso sobre antimicrobianos

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (14/3), as inscrições para o curso “Stewardship em hospitais: melhorando o gerenciamento dos antimicrobianos por meio da educação e da implementação de intervenções eficazes”. A capacitação será realizada na sede da Anvisa, em Brasília, nos dias 10 e 11 de junho.

Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas gratuitas destinadas a profissionais de saúde – farmacêuticos, infectologistas, microbiologistas ou enfermeiros – de hospitais públicos, privados e militares de todo o país. Estes profissionais devem fazer parte do time operacional ou estar envolvidos na elaboração e na implementação do programa de gerenciamento de uso de antimicrobianos.

O curso gratuito é uma parceria da Anvisa com a Sociedade Britânica de Quimioterapia Antimicrobiana (British Society for Antimicrobial Chemotherapy – BSAC). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de abril. A Agência esclarece que não custeará despesas com passagens, hospedagem, transporte e alimentação dos participantes.

Confira a programação preliminar.

Processo seletivo

Com o apoio das coordenações estaduais e distrital de controle de infecção, a Anvisa fará a seleção dos participantes, de modo a obter uma distribuição representativa por região, tipo de instituição – pública, privada ou militar – e tipo de atendimento. Os selecionados serão comunicados por mensagem eletrônica, enviada para o e-mail informado no formulário de inscrição, até o dia 22/4. A lista com os nomes dos participantes selecionados será divulgada também no portal da Anvisa.

Time de primeira

O curso será ministrado por especialistas da British Society for Antimicrobial Chemotherapy e de instituições brasileiras com vasta experiência em prática de stewardship em hospitais. Conheça alguns nomes:

Philip Howard, consultor farmacêutico e presidente da BSAC.

Mark Gilchrist, consultor farmacêutico da BSAC.

Jo McEwan, consultora enfermeira da BSAC.

Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, médica infectologista, professora titular do Centro de Ciências da Saúde, área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Dr. Marcos Antonio Cavalcanti Gallindo, médico especialista em cardiologia e medicina intensiva.

Dr. Ivan Leonardo Avelino França e Silva, médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, diretor do Departamento de Infectologia, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e gerente de risco do Hospital A.C. Camargo.

Curso “Stewardship em hospitais: melhorando o gerenciamento dos antimicrobianos por meio da educação e da implementação de intervenções eficazes”

Período de inscrição: de 14/3 a 12/4.

Comunicação aos participantes selecionados: até 22/4.

Data do curso: 10 e 11 de junho, das 8h30 às 17h.

Local: auditório da sede da Anvisa, em Brasília/DF.

Fonte: Anvisa