Diabetes: 17 milhões de brasileiros sofrem com a doença

No dia 21 de setembro, o IX Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil - Diabetes colocará em debate, no Senado Federal, o papel do estado e os avanços no tratamento, prevenção e controle do Diabetes, que já atinge 8,9% da população

O Diabetes continua sendo uma das principais causas de morte no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) conta que cerca de 250 milhões de pessoas no planeta possuem a doença. No Brasil, segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, cerca de 17 milhões de brasileiros sofrem com esse mal - 8,9% da população. O impacto é maior entre as mulheres: 10 milhões de brasileiras (9,9% da população feminina). Já, entre os homens, esse número é menor, mas ainda preocupante. São 7 milhões de brasileiros com diabetes (7,8% dos cidadãos). Neste contexto, o Senado Federal recebe, no dia 21 de setembro, o IX Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil - Diabetes. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.acaoresponsavel.org.br.

Nesta edição do fórum, o Diabetes vem como tema central do debate, colocando em pauta o papel de diversos setores nos avanços do tratamento, prevenção e controle da doença. Entre os temas a serem debatidos no evento, estão: o Papel do Estado na prevenção, tratamento e controle do diabetes; Os avanços no tratamento do diabetes; Vivendo o diabetes: dificuldades do médico, do paciente e de sua família; e Experiências Educacionais para Adesão ao Tratamento. O fórum contará com a presença de parlamentares, autoridades e profissionais da Saúde, terceiro setor, indústria e população interessada.

Sobre a doença: O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o diabetes pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.

Serviço: IX Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil - Diabetes

Data: 21 de setembro, quinta-feira, das 9 às 14h

Local: Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis

Mais informações: Pelos telefones (61): 3368-6044 e 3468-5696