Curso Práticas Integrativas e Complementares I Ênfase em Fitoterapia e Floral de Bach Coordenação: Grupo de Estudos Folhas e Flores

Curso Práticas Integrativas e Complementares I Ênfase em Fitoterapia e Floral de Bach Coordenação: Grupo de Estudos Folhas e Flores

Apoio e Parceria: ABF (Associação Brasileira de Farmacêuticos)

O Curso será apresentado em dois Módulos de duração variada. Este curso tem como objetivo subsidiar o profissional de saúde nos campos de ação terapêutica das Praticas Integrativas e Complementares no âmbito da Fitoterapia (Módulo I/ 48 horas) e Sistema Floral de Bach (Módulo II/ 24 horas). Portanto, não se trata de curso de pós- graduação, ou seja, não serão realizadas avaliações escritas para verificação da aprendizagem dos interessados, e nem apresentação de TCC ao final dos Módulos.Trata-se de um curso livre que colaborará na computação de carga horária de atualização profissional.

Cabe salientar que o Certificado final será conferido aos profissionais que participarem no mínimo de 70% (setenta por cento de cada módulo).

Este curso tem como público-alvo, profissionais da área de saúde (cirurgiões- dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos) e acadêmicos nos últimos períodos de formação de cada curso.

Carga Horária: 72 horas.

Disponibilização de agenda: três encontros em uma mesma semana por mês.

Horário: Segundas, Terças e quintas-feiras das 18 às 21h sendo uma semana a cada mês.

Calendário 2017 – Turma I:

Mês (2017)

Dias

   

Fevereiro

06, 07 e 09

   

Março

06, 07 e 09

   

Abril

03, 04 e 06

   

Maio

08,09 e 11

   

Junho

05, 06 e 08

   

Julho

10, 11 e 13

   

Agosto

07, 08 e 10

   

Setembro

11, 12 e 14

   

Duração: oito encontros de frequência mensal.

Investimento total: R$ 2250,00 que poderão ser divididos em até nove parcelas da

seguinte forma: uma parcela de R$ 250,00 no ato da inscrição e as demais quitadas em cada encontro mensal.

Grupo de trabalho (profissionais/ acadêmicos inscritos): Mínimo 25 e no máximo 45

profissionais. Obs: A inscrição será considerada apenas para aqueles que preencherem a ficha de inscrição seguida pelo pagamento da primeira parcela.

Metodologia Pedagógica: Serão utilizadas abordagens teóricas expositivas com o subsidio de textos (capítulos de livros da área, artigos científicos, textos desenvolvidos pelo “Grupo de Estudo Folhas & Flores�?), além da utilização de vídeos, estudo e discussão de caso e/ou Roda de vivências.

Disponibilização do Material: Será veiculado pela via virtual, ou seja, enviados a cada discente por e-mail com antecedência de pelo menos uma semana antes de nosso encontro.

Em hipótese alguma nos comprometeremos na disponibilização de material impresso, já que cada folha de papel significa a queda de árvores e sua retirada permanente do meio ambiente.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Fitoterapia & Plantas Medicinais

Histórico: A evolução do Uso das Plantas Medicinais da Antiguidade aos dias atuais.

Principais conceitos utilizados na Fitoterapia/ Plantas Medicinais.

Aspectos Éticos e Legais: A legislação do medicamento de origem vegetal desde a produção à dispensação.

Políticas Públicas relacionadas ao uso de Plantas Medicinais e Fitoterapia: PNPIC e Politica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, ReniSUS, Renafito, Rename e Formulário Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira.

Introdução à Botânica e Etnobotânica.

Farmácia Viva e Farmácia Caseira.

Farmacologia & Farmacognosia de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Interações: Principais Interações com medicamentos e alimentos.

Matéria-Médica de espécies vegetais, e serão abordadas no mínimo as seguintes espécies:

Alcachofra (Cynara scolymus L.), Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi), Babosa (Aloe vera (L.) Burm. f.), Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana DC.), Espinheira Santa (Maytenus officinalis Mabb.), Guaco (Mikania glomerataSpreng.), Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens), Hortelã (Mentha xpiperita L.), Isoflavona (de Soja) (Glycine max (L.) Merr.), Plantago (Plantago ovata Forssk.), Salgueiro (Salix Alba L.), Unha de Gato (Uncaria tomentosa(Willd. ex Roem. & Schult.) DC.), Gingko biloba (Ginkgo biloba L.),Hipérico/Erva-de-São João (Hypericum perforatum L.), Kawa-Kawa (Piper methysticum G. Forst.), Alho (Allium sativum L.), Cebola (Allium cepa L.).

Introdução à Farmacotécnica: Este tópico destina-se a apresentação das formas farmacêuticas usuais com as principais características e restrições a indicação do uso, e sugestão de adaptação técnica que possam ter preparo e uso doméstico.

Módulo II – Sistema Floral de Bach

Histórico: A evolução do pensamento de Bach – da Homeopatia à terapia Floral.

O Conceito de Saúde e Doença na perspectiva Holistica.

As Racionalidades Médicas.

A Terapia Floral e o remédio Floral (as essências preparadas para uso).

Os Sete grupos Florais: Medo, Insegurança, Falta de Interesse, Solidão, Sensíveis a opiniões e a Influencia, Desespero, Controladores.

Rescue Remedy.

Outros Sistemas Florais.

Estudo de casos.

 

Mais informações e inscrições em http://www.abf.org.br/cursos/125-curso-praticas-integrativas-e-complementares-i-enfase-em-fitoterapia-e-floral-de-bach-coordenacao-grupo-de-estudos-folhas-e-flores.html