2º CBFC acontece em Foz do Iguaçu, em setembro

Concorrência, saturação do mercado de trabalho, desvalorização profissional e, ainda, por cima, turbulências na economia do país. O cenário atual para as farmácias comunitárias e para os farmacêuticos que atuam nesses estabelecimentos não é dos mais animadores, certo? Errado. Esse é o lado meio vazio do copo. Quem decidiu enxergar o lado meio cheio, nunca viu um futuro tão promissor. E é isso que o 2º Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária irá mostrar aos cerca de mil profissionais brasileiros e de países como Portugal, Argentina e Paraguai que se reunirão entre 10 e 12 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Além desse “empurrãozinho” nos negócios e na carreira, um dos participantes ainda sairá do congresso dirigindo um Fiat Palio zero km. O carro será sorteado no último dia do evento. Para se inscrever, acesse o link migre.me/r2czY

Com o tema "Farmácia e farmacêuticos: novos rumos, novos desafios", o 2º CBFC debaterá sobre o vigoroso e inédito momento de autotransformação vivenciado pela Farmácia e que foi desencadeado por alguns fatos recentes, importantes: a publicação, em 2013, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), das resoluções nº 585, que regulamentou as atribuições clínicas do farmacêutico, e nº 586, que regula a prescrição farmacêutica no Brasil, e a aprovação da Lei 13.021/14, que transforma as farmácias e drogarias em unidades de assistência à saúde e consolida a autoridade técnica do farmacêutico nestes estabelecimentos. Mais do que isso, o evento demonstrará a receita de um novo modelo de farmácia, que tem contribuído para que o setor se mantenha resistente à crise.

Nova farmácia
Com uma programação que inclui 13 minicursos e 8 workshops com forte componente de atuação prática e 12 palestras, além de debates, mesas redondas, painel e casos de sucesso como o da Farmácia Rivadavia (Argentina) e de uma farmácia de São Paulo que conta com trabalho multiprofissional, home care e o apoio de médicos e hospitais como AC Camargo, AACD e Hospital das Clínicas, o 2º CBFC detalhará, por meio da experiência de professores e palestrantes que já atuam na área, como pode se dar a atuação clínica do farmacêutico na provisão de diferentes serviços e procedimentos. Entre os serviços que podem ser ofertados nos consultórios farmacêuticos, na própria farmácia ou desvinculados dela, estão educação em saúde, rastreamento em saúde, acompanhamento farmacoterapêutico e revisão da farmacoterapia. Entre os procedimentos, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e vacinação.

O 2º Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária ocorre simultaneamente a outros três importantes eventos. No dia 11, palestrantes do 2º Seminário Paranaense de Farmacêuticos, abordarão temas como o mercado farmacêutico após a Lei º 13021/14 e a aplicação de vacinas em farmácias. O encontro também apresentará experiências de sucesso envolvendo a atuação farmacêutica na área clínica.

No dia 12, sábado, durante o 3º Encontro Nacional de Proprietários e Gestores de Empresas Farmacêuticas, os participantes terão um dia inteiro dedicado às técnicas e aos protocolos que de fato propiciam resultados palpáveis para o negócio farma, e representam novas oportunidades de crescimento para o farmacêutico. Uma rodada de negócios promovida durante a 3ª Feira Farma proporcionará descontos promocionais muito atrativos para quem fechar seus pedidos durante o congresso.

No 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Farmácia, também no dia 12, palestrantes do Canadá e Inglaterra demonstrarão como funciona a prescrição e a atuação clínica do farmacêutico nestes países. Conferencistas de Portugal descreverão a experiência do País, onde as farmácias são exclusivas de farmacêuticos.

Prêmios para trabalhos
Além do carro zero km, o congresso ainda concederá R$5 mil em prêmios para os três melhores trabalhos científicos. Serão R$2.500,00 para o 1º lugar, R$1.500,00 para o 2º e R$1.000,00 para o 3º.

Quem tem interesse em concorrer, deve se apressar. As inscrições se encerram no dia 20 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados paratrabalhos@sbfccongresso.com.br. Para conferir as regras do concurso acesse migre.me/r81fK.

Programação social
Serão três dias de congresso, mas também serão três dias de festa. A programação social preparada pelos organizadores começa, no dia 10, com uma noite country em uma das mais badaladas casas noturnas de Foz, a Woods. No dia 11, a balada sertaneja cede espaço para uma noite romântica, que vai fazer com que os congressistas se sintam em Veneza. A partir das 20 horas será realizado um jantar dançante com baile de máscaras no restaurante Porto Kattamaram e show de luzes da barragem da Usina de Itaipu. No dia 12, para fechar a programação, um happy hour com chopp a vontade e o sorteio do super prêmio do congresso, o carro zero km.