Ação social da Ascoferj realiza mais de mil atendimentos

A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) fez um evento para comemorar o Dia Nacional da Farmácia, em 5 de agosto, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Mais de mil pessoas foram atendidas na tenda, que ofereceu serviços de saúde como aferição da pressão arterial, medição dos níveis de glicose e orientações farmacêuticas, e também de beleza, como avaliação capilar, maquiagem e coloração das unhas.

As atividades ligadas à saúde foram realizadas por uma equipe de farmacêuticos cedidos por redes de farmácias parceiras da Ascoferj. Além do atendimento farmacêutico, essas pessoas levaram para casa uma cartilha com dicas de prevenção sobre hipertensão e diabetes.

A Ascoferj também aproveitou a ocasião para mostrar à sociedade que o Brasil é o país em que os consumidores mais pagam impostos sobre os medicamentos: 33,9%. A título de comparação, em países como Reino Unido, Canadá, Colômbia, Suécia, Estados Unidos, México e Venezuela esse percentual é de 0%.

O presidente da entidade, Luis Carlos Marins, afirmou que o objetivo do evento foi mostrar à população que a farmácia pode oferecer esses tipos de serviços em prol da saúde de todos.

“Ao mesmo tempo que estamos informando à sociedade sobre o real papel da farmácia, também estamos incentivando o estabelecimento a oferecer esses tipos de serviços, contribuindo assim para resgatar o antigo papel da farmácia”, afirmou Marins.

A consultora farmacêutica da Ascoferj, Ana Lucia Caldas, aproveitou para destacar o papel do farmacêutico.

“São momentos como este que nos ajudam a refletir sobre a nossa importância no cuidado com o paciente dentro da farmácia. Ele precisa saber que estamos ali para ajudá-lo no que for preciso ao que se refere à sua saúde. Por isso estamos aqui hoje prestando esse trabalho à sociedade, em uma data tão especial, que é o Dia Nacional da Farmácia”, declarou Ana Lucia.