Portas do Cosems-RJ abertas para diálogo com CRF-RJ

A assembleia de agosto do Cosems-RJ contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), Marcus Athila, do Chefe de Fiscalização do órgão, Marcos Alves, do Superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SES-RJ, Anderson Lorenço Silva e do assessor do Cosems RJ, Manoel Cruz. O objetivo foi iniciar um diálogo com o CRF-RJ, cuja direção foi renovada no início de 2014, para que se busque entendimento entre o órgão e os gestores de saúde e se encontre soluções conjuntas dos problemas que envolvem a assistência farmacêutica.

"Todos nós, secretários de saúde, entendemos que os conselhos devam primar por melhores práticas profissionais e respeitamos isso, no entanto, estamos sempre no limite do ideal e do possível", ressaltou a presidente do Cosems, lembrando que multas e autuações podem acabar prejudicando a população. "Muitas vezes essas multas impedem que os municípios recebam recursos que poderiam beneficiar sua capacidade operacional", apontou.

Marcus Athila afirmou que o CRF está sensível às todos os tipos de limitação dos municípios "Não quero que os senhores pensem que o conselho tem o foco na multa e nas autuações. Não é isso que desejamos", explicou. No início do ano, uma comissão de assistência farmacêutica no SUS foi formada e conta com a presença de representantes do Cosems e da Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ). Para Manoel Cruz, a perspectiva desse trabalho conjunto pode ser muito bem aproveitada no sentido da capacitação desses profissionais. A perspectiva é a de que Cosems RJ e CRF continuem dialogando para dirimir os problemas enfrentados pelos municípios.

Leia mais em http://www.cosemsrj.org.br/noticias.html