Iniciativa inédita instaura Comissão Parlamentar no CRF-RJ

"Unidos seremos mais fortes". Com esse espírito de união, foi aberta a palestra sobre os Desafios e Aplicabilidade da Lei Federal 13.021/14 e a importância da Comissão Parlamentar nos conselhos de Farmácia, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro- CRF-RJ, na sede da ABF, no último dia 12 de março. A palestrante Dra. Gilcilene Maria dos Santos El Chaer, farmacêutica bioquímica formada pela UFG, conselheira do CRF-DF e membro da comissão parlamentar do CFF, discursou para mais de 80 profissionais sobre a luta da classe até a aprovação da Lei Federal 13.021/14 que transformou as farmácias em estabelecimentos de saúde e reafirmou que é indispensável a presença do farmacêutico em tempo integral nestes estabelecimentos.

 

 


Segundo dados informados pela palestrante, a categoria conta com 180 mil farmacêuticos em todo o Brasil. Sobre o tema e a questão dos desafios da categoria, Dra. Gilcilene afirmou que "o próprio profissional, o farmacêutico, é o nosso maior desafio. Fazê-los entender que a presença deles é primordial, não apenas nos estabelecimentos de saúde, mas sua atuação é de fundamental importância para que a gente se firme como profissionais de saúde que foi pra isso que a gente foi formado".


Como principais desafios para a categoria, a palestrante apontou algumas questões a serem melhoradas, tais como: a necessidade desses profissionais de terem uma visão mais aberta de seu papel social, melhorar a formação clínica de cada um, trabalhar junto ás universidades para evitar a divergência curricular e incentivar a valorização profissional de toda a categoria.


O presidente do CRF-RJ, Marcus Athila agradeceu a presença de todos e convidou ainda os presentes para o 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas e XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana (FEFAS), Federação dos Municípios e outros conselhos, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro.

 

1ª Comissão Parlamentar de um Conselho Regional de Farmácia


O encontro entre estudantes, farmacêuticos e profissionais já atuantes na área teve como objetivo também lançar algo inédito no Rio de Janeiro: a nomeação da 1ª Comissão Parlamentar de um Conselho Regional de Farmácia, uma iniciativa da diretoria 2014/2015. Essa comissão, composta por profissionais da categoria – Francisco Trindade, José Liporage, José Roberto Lannes Abib e Leonardo Légora de Abreu - irá acompanhar de perto como cada representante parlamentar de nosso Estado está trabalhando para a melhoria da categoria, colocando em pauta assuntos de interesse do Conselho Federal de Farmácia - CFF e do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro – CRF-RJ, interagindo com parlamentares da região, não somente nas câmaras legislativas, mas também em entidades de relacionamento do CRF-RJ como Ministério Público, Defensoria, Procon, Federação dos Municípios e outros conselhos.