CRF-RJ realiza última plenária do ano

A 535° plenária do CRF-RJ, última do ano corrente, foi marcada por um consenso sugerido pelo CFF em Brasília: problemas regionais não devem ser de atribuição do Conselho Federal de Farmácia, mas dos seus respectivos Conselhos Regionais de Farmácia através de seus próprios regimentos. No encontro, se encontravam presentes no auditório da ABF, no Centro do Rio, o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, a vice Maely Reto, o diretor tesoureiro Robson Roney, além de conselheiros efetivos e suplentes que se despediam do seu mandato.
Entre as questões apontadas durante a plenária, os conselheiros do Rio levaram à mesa de discussão o tema sobre como deve ocorrer a justificativa de ausência dos conselheiros. Quando o presidente do Conselho, ao ler a ata de assembléia, colocou esse assunto em pauta, o representante do CFF no Rio, Alex Sandro Baiense afirmou que em Brasília, os conselheiros federais chegaram à conclusão de que há a necessidade de regionalização dessa questão "Vários assuntos em pauta que acabam sendo levados ao CFF foram colocados à mesa de discussão e o Conselho Federal achou por bem regionalizar algumas questões, tais como a justificativa de ausência, o modo como ela será realizada e deferida, além da questão do número de conselheiros efetivos para atender a demanda de processos do Conselho. Dessa forma, entendemos que deve ocorrer uma evolução nos regimentos internos para que se adéqüem às questões regionais".
O conselho também apresentou esclarecimentos sobre questões financeiras do CRF-RJ, inclusive com a participação da contadora da entidade Alessandra. Tornaram-se públicas, durante a plenária, aplicações financeiras com números atualizados e relatório de bens e seus destinos, incluindo as seccionais. O relatório foi detalhado de tal forma que a contadora também expôs para os conselheiros até o percentual de depreciação de cada bem da autarquia.
Um outro assunto também oriundo de Brasília foi levado à discussão: o aumento do número de conselheiros em cada Conselho Regional. Ao suscitar votação, o presidente perguntou aos membros efetivos e suplentes se deveria haver um aumento, haja vista que no Rio são 15 conselheiros. Os conselheiros votaram por unanimidade que o número não deveria ter alteração.
Por fim, os participantes da plenária fizeram seus últimos agradecimentos de 2014 e muitos fizeram questão de lembrar a derrocada da MP653 que suscitava ser desnecessária a presença de farmacêutico nas farmácias. De forma única todos comemoraram mais essa vitória.
A vice-presidente do CRF-RJ também lembrou, durante a plenária, o excelente trabalho desenvolvido pelos fiscais do Conselho que só em 2014 realizaram 11 mil fiscalizações. "Não podemos encerrar a última plenária sem mencionar e agradecer o brilhante trabalho dos nossos fiscais que obtiveram um resultado expressivo no número de fiscalizações realizadas. Isso foi e é resultado de muita dedicação e trabalho sério", acrescentou Maely Reto.
A plenária foi encerrada com a participação do assessor Carlos Santarém, presidente do Congresso RIOPHARMA que anunciou a chancela de evento internacional. "Todos sabemos que para se tornar um evento de cunho internacional não é fácil. Isso é resultado de todo um trabalho científico de profissionais que estão envolvidos na organização e na participação do evento. Por conta disso teremos trabalhos científicos publicados na revista do evento. É válido reconhecer todo o trabalho e esforço dessa nova gestão. Estamos todos de parabéns", comemorou Santarém, que após o comunicado foi aplaudido pelos colegas conselheiros e de profissão.