Carta do Fórum SNGP é apresentada em Plenária

A 534º Plenária do CRF-RJ aconteceu nesta quarta-feira (26 de novembro), na sede da ABF – Associação Brasileira dos Farmacêuticos, no Centro do Rio. No encontro, o presidente do Conselho, Marcus Athila, parabenizou a participação dos farmacêuticos e acadêmicos nas manifestações contra a MP 653, que flexibiliza a presença dos profissionais em farmácias e drogarias. Athila reafirmou que esse é um momento difícil, mas "percebe que está nascendo um sentimento de orgulho pela profissão e isso é importante, pois gera a união."
Estudantes marcaram presença na plenária. O acadêmico Luis Filgueiras, do 4º período da Faculdade Universo, no município de São Gonçalo, falou da importância da integração entre estudantes e profissionais, pois entende que "a juventude tem força para ajudar na união da classe e lutar por um futuro melhor."
Já a estudante de Farmácia, Monique do Carmo, do primeiro período da Faculdade Celso Lisboa, pela primeira vez na plenária, se sentiu valorizada em ter sua opinião ouvida por profissionais já experientes e disse que escolheu a profissão por amor e vai defendê-la "com unhas e dentes", contra a MP 653. Os estudantes também participaram ativamente nas manifestações.

A maioria dos conselheiros presentes, parabenizou a iniciativa do CRF-RJ em promover os atos públicos. O coordenador da Secional de Duque de Caxias, Leonardo Légora, defendeu a importância da aproximação da categoria num todo, mas também junto aos acadêmicos e o incentivo a já participarem dos movimentos em prol da profissão. Já o farmacêutico Jimmy Ogoye, do Quênia, disse que " a MP 653 foi um mal, que se transformou em bem, pois uniu a categoria."

Durante a plenária foi apresentada, pela assessora do Conselho, Aline Napp, a Carta do Fórum SNGPC - Prós e Contras, que aconteceu nos dias 13 e 14 últimos, e conclui, entre outras coisas, que o Sistema deve ser reconstruído, inclusive com maior participação dos farmacêuticos junto aos órgão controladores.

Diretoria e os estudantes Monique do Carmo, Paula Fontes e Luis Filgueira de Melo.