WhatsApp_Image_2025-11-06_at_16.07.36.jpeg

 

Vitória e reconhecimento para a categoria farmacêutica!Na tarde de ontem, 5 de novembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei nº 6.028/25, que propõe a readequação do efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A medida cria o posto de coronel para os farmacêuticos oficiais da área da saúde, o mais alto cargo dentro da instituição. A conquista também se estende aos profissionais fisioterapeutas e veterinários.

 

Essa aprovação representa um marco importante na valorização da categoria farmacêutica, resultado de uma luta persistente conduzida pela diretoria do CRF/RJ, em conjunto com os demais conselhos da área da saúde. Foram inúmeras pautas, ações, articulações e diálogos realizados na Alerj para que esse avanço se tornasse realidade.

 

Segundo a nova proposta encaminhada pelo Executivo, o Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM) será composto por 68 coronéis, 211 tenentes-coronéis, 438 majores, 410 capitães, 428 primeiros-tenentes e 455 segundos-tenentes, distribuídos em diversas especialidades. No caso dos oficiais farmacêuticos, a estrutura contará com 1 coronel, 2 tenentes-coronéis, 6 majores, 8 capitães, 10 primeiros-tenentes e 12 segundos-tenentes.

 

A luta por reconhecimento, valorização e justiça para os farmacêuticos e demais profissionais da saúde militar segue firme. O CRF/RJ permanece atuante e comprometido com a defesa da categoria e o fortalecimento da saúde militar no estado.