
No dia 25 de setembro, durante o primeiro dia do 12º Congresso Riopharma, o coordenador de Assistência Farmacêutica de Casimiro de Abreu, Dr. Rene Santos, apresentou o Projeto Minha Terra Fitoterápicos na mesa-redonda “Conhecendo a Farmácia Viva: Conceitos, Estrutura e Desafios”. O debate foi promovido pelo Grupo Técnico de Trabalho de Farmácias Vivas do CRF-RJ e contou com a participação da diretora-tesoureira do CRF/RJ, Dra. Alexandra Gomes, além das especialistas Dras. Helene Frangakis, Glauce Desmarais, Deise Drumond e Leide Ferreira.
O Projeto Minha Terra, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu e pela Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Fiocruz e a Redesfito, tornou-se referência na produção de fitoterápicos. A iniciativa integra conhecimentos científicos e saberes tradicionais no cuidado à saúde, fortalecendo a Farmácia Clínica e contribuindo com a implantação das Farmácias Vivas no SUS. É um exemplo concreto de como políticas públicas bem estruturadas podem gerar impactos positivos na vida da população.
O CRF/RJ parabeniza as equipes do GT Farmácias Vivas e do Projeto Minha Terra Fitoterápicos pelo trabalho dedicado e transformador, que vem promovendo mais saúde e qualidade de vida nas comunidades.