
O CRF/RJ se mobiliza mais uma vez contra a venda indiscriminada de medicamentos em supermercados. Somos totalmente contrários a venda de medicamentos fora da farmácia.
Dr. Camilo Carvalho , presidente do CRF/RJ, ressalta " estivemos inúmeras vezes na câmara dos deputados e conversamos com muitos parlamentares para serem contra projetos de lei deste tipo, conseguimos arquivar e derrubar muitas tentativas ", preocupado ele ressalta, " Dados do ministério da saúde no Brasil mostram que 6 intoxicações são causadas por medicamentos a cada hora. A venda indiscriminada de medicamentos vai piorar ainda mais esse triste cenário ".
Quem defende a venda de medicamentos fora das farmácias argumenta que a venda de MIPs em outros estabelecimentos reduziria os preços e ampliaria o acesso, mas conforme foi explicado em uma audiência pública na câmara dos deputados em agosto deste ano pelo Dr. Walter Jorge João, presidente do CFF, “ Não há garantias de redução de preços e, mesmo que houvesse, o custo público e social seria elevado. O sistema já gasta, anualmente, 62 bilhões de reais para tratar danos causados por medicamentos, um valor cinco vezes superior ao investimento do governo na compra de todos os medicamentos disponíveis. ”
Dr. Camilo ressaltou que toda a diretoria do CRF/RJ estará mais uma vez engajada contra essa tentativa de venda de medicamentos fora das farmácias.