CRF/RJ presta homenagem à farmacêutica Yasminny durante Plenária Itinerante em Nova Friburgo

Ontem, dia 19 de julho, a Câmara Municipal de Nova Friburgo foi palco de uma emocionante solenidade de entrega da moção emitida pelo Conselho Federal de Farmácia, através de seu presidente Dr. Walter Jorge João, em memória da Dra. Yasminny, farmacêutica vítima de feminicídio. O evento foi realizado durante a Plenária Itinerante, contando com a presença marcante de diretores, conselheiros, autoridades, familiares e amigos da homenageada.

A plenária foi um momento de comoção e reconhecimento da trajetória profissional e do legado deixado por Yasminny. O Dr. Camilo Cavalho, presidente do CRF/RJ, fez questão de agradecer a colaboração que tornou esse evento possível: "Nosso agradecimento ao prefeito de Nova Friburgo, ao presidente da câmara e ao Dr. Lucas Ramos, nosso Conselheiro Regional, que é da Região Serrana e ajudou a promover esse evento, a nossa primeira Plenária Itinerante. É uma oportunidade de homenagearmos também a nossa querida Doutora Yasmin".

A mãe de Yasminny, Nilda Ferreira, relembrou com orgulho o sonho que sua filha concretizou ao se tornar farmacêutica: "Eu como mãe fico muito orgulhosa pela concretização do sonho dela, sabemos o quanto ela queria completar esse sonho e depois dedicou todo o carinho e afeto aos seus pacientes, a quem ela tratava como filhos. Gratidão a todos eles, tenho gratidão a todos. Ela merece tudo de bom, e agora, acho que ela bateu as asas e foi ajudar um pouquinho lá em cima, pois ela sempre estava disposta a ajudar quem precisava".

José Carlos, padrasto de Yasminny, destacou a relevância da homenagem em relação à Lei Maria da Penha: "Nossa menina é muito significativa e importante porque está do lado da Maria da Penha, uma farmacêutica que viveu um problema sério e que iniciou lá atrás uma luta para ver essa violência cessar para as mulheres".

Dr. Lucas Ramos enfatizou a importância simbólica da homenagem: "Hoje é um dia importante e simbólico para nós, onde entregamos a moção em homenagem à Dra. Yasmin, para representá-la como a grande profissional que ela sempre foi e sempre será. Ela será um exemplo a ser seguido, e essa campanha precisa ser disseminada, para que a luta contra o assédio e a violência às mulheres jamais cesse".

Dra. Luzimar Gualter, vice-presidente, também prestou sua homenagem e desejou conforto aos familiares: "Que Deus possa confortar cada dia mais o coração de vocês, e que a memória da Dra. Yasminny nunca se apague de nossas mentes. Estive no local onde ela residia para uma missa de sétimo dia, e pude presenciar o carinho que a população tinha por ela. Ela não era apenas uma farmacêutica; era uma pessoa humana que cuidava da vida das pessoas, mesmo sem cobrar nada por isso. Infelizmente, teve sua vida ceifada".

O deputado Pedro Brasão também marcou presença no evento e mencionou o projeto de lei que apresentou em homenagem à Dra. Yasminny, que visa nomear o trecho da rodovia estadual que corta Sumidouro com o nome da farmacêutica, eternizando sua memória e lembrando da importância do combate à violência contra mulher.

Também ocorreu a entrega da edição da revista do CFF da campanha "Não se Cale" que tem a Dra. Yasminny como um dos símbolos dessa importante luta de combate à violência e ao assédio contra a mulher.

A solenidade foi marcada por um profundo sentimento de solidariedade e comprometimento na luta contra a violência de gênero, buscando honrar a memória de Yasminny e inspirar ações em prol de um futuro mais igualitário e seguro para todas as mulheres.