Nota de esclarecimento sobre a audiência de mediação do piso salarial dos farmacêuticos

Prezados farmacêuticos,

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ) vem a público informar sobre a audiência de mediação realizada hoje, 16 de fevereiro, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro foi solicitado pelo CRF/RJ para reunir o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Sinfaerj) e o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) com o objetivo de discutir o reajuste do piso salarial dos farmacêuticos.

Infelizmente, a audiência não resultou em um acordo, uma vez que o Sinfaerj não apresentou uma proposta de reajuste. No entanto, o MPT definiu prazos para que o Sinfaerj apresente uma proposta até o dia 10/03 e para que o Sincofarma se manifeste sobre ela até o dia 21/03.

O CRF/RJ está preocupado com a defasagem salarial do piso dos farmacêuticos, uma vez que os profissionais estão sem reajuste salarial desde 2019. É urgente que o reajuste seja concedido, considerando a importância da categoria para a saúde pública e a situação de defasagem que prejudica a qualidade de vida desses profissionais.

O Conselho se coloca à disposição para continuar informando a categoria sobre o andamento das negociações e para divulgar as convocações do Sinfaerj para os profissionais, por meio de seu site, e-mail marketing e redes sociais.

O CRF/RJ espera que ambos os sindicatos cheguem a um acordo, e que finalmente os farmacêuticos tenham direito ao devido reajuste salarial. Comprometemo-nos a acompanhar de perto essa questão e a lutar e defender incansavelmente os interesses dos farmacêuticos.

Atenciosamente,
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ)

Captura_de_tela_20230217_100458.png