CRF/RJ solicita aumento do Piso Salarial Regional e Adicional de Insalubridade para os farmacêuticos

 

A diretoria do CRF/RJ, representada pelos diretores Dr. Camilo Carvalho, Dra. Luzimar Gualter, Dr. Marcelo Medicinal e Dr. Adriano Tancredo, encaminhou duas propostas legislativas em prol dos farmacêuticos ao governador Cláudio Castro.

A primeira proposta trata do reajuste do piso salarial estadual, que é definido por lei sancionada pelo governador. Hoje, o piso está defasado, já que o último reajuste aconteceu em 2019 e acumula perda inflacionária. Outro pleito da diretoria do CRF/RJ é a inclusão do adicional de Responsabilidade Técnica (RT) no valor correspondente a 30% do piso.

A segunda proposta é a que dispõe sobre o pagamento do adicional de insalubridade aos farmacêuticos que atuam no atendimento aos pacientes e dispensação de medicamentos.

Dr. Carmilo Carvalho, presidente do CRF/RJ, explicou que a Lei Estadual que definiu o piso salarial para os farmacêuticos acumulou em 2022 uma defasagem de aproximadamente 20% e é urgente seu reajuste.

Sobre o adicional de insalubridade, Dr. Camilo justificou que os farmacêuticos são profissionais da linha de frente de combate a diversas doenças transmissíveis e estão desde o início da pandemia na linha de frente, estando entre os profissionais mais atingidos e com maior número de óbitos no período.