Feliz Dia Internacional do Farmacêutico

Essa é uma homenagem do CRF/RJ representado por seus diretores: Dr. Camilo Carvalho, Dra. Luzimar Gualter, Dr. Marcelo medicinal e Dr. Adriano Tancredo a todos os farmacêuticos.

Neste domingo (25), é celebrado o Dia Internacional do Farmacêutico e o CRF-RJ presta homenagem aos profissionais dessa categoria tão valorosa que atua na área da saúde.

Os  farmacêuticos são profissionais com uma tradição milenar de lidar com plantas medicinais na arte de curar até os dias atuais com o apogeu dos fármacos sintéticos.

O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional dos Farmacêuticos (FIP), no final dos anos 2000, numa conferência em Istambul, Turquia. A data escolhida tem como objetivo integrar e promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

O tema do Dia Internacional do Farmacêutico destaca que *os farmacêuticos são uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento não só para os pacientes, mas também para outros profissionais de saúde*.

Muitas pessoas se enganam que este profissional é apenas responsável pela distribuição de medicamentos dentro da farmácia e nada mais.

Os farmacêuticos asseguram que os medicamentos certos são entregues aos pacientes certos nas quantidades e prescrições mais apropriadas.
Cabe lembrar que eles trabalham também com outros profissionais de saúde para assegurar o melhor tratamento possível para cada pessoa. Como um dos profissionais de saúde mais acessíveis do mundo, o farmacêutico utiliza o seu conhecimento para prevenir doenças das pessoas e mantê-las saudáveis.

Durante a pandemia de Covid-19, as portas da ciência abriam-se em busca de uma solução. Entre os profissionais que trabalham na linha de frente na luta contra a doença desde o início estão os farmacêuticos. No caso da vacina Covid-19, por exemplo, os farmacêuticos estão envolvidos em todo o processo de produção, desde a investigação em desenvolvimento até à aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Parabéns a todos os farmacêuticos que fazem da sua arte e ciência a cura dos males da humanidade.