CRF/RJ É CONTRA A VENDA DE MEDICAMENTOS EM SUPERMERCADOS

O Projeto de Lei 1774/2019 que libera a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em gôndolas de supermercados e estabelecimentos similares tira da população o direito de acesso ao farmacêutico e coloca a saúde do país em risco.

Os riscos da venda de medicamentos de forma indiscriminada é alarmante, hoje no Brasil:

- 4 intoxicações são causadas por medicamentos a cada hora (SINAM/Ministério da Saúde).

- 6 pessoas são intoxicadas por medicamentos isentos de prescrição por dia (Datatox 2014-2018).

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) alerta que SUS já gasta mais de 60 bilhões de reais ao ano para tratar problemas relacionados ao mau uso do medicamento. A proposta de liberar a venda de medicamentos em supermercados onerará ainda mais os cofres públicos!