CRF-RJ participa de audiência pública em Brasília

 
 
 
 Diretores participaram de audiência pública e fizeram corpo a corpo com deputados em Brasília alertando sobre os perigos da aprovação da Lei 1.774/19
A diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, representada por Dr. Camilo Carvalho (presidente), Dra. Luzimar Gualter (vice-presidente) e Dr. Marcelo Pereira (secretário-geral), participou de uma audiência pública que trata sobre a venda de medicamentos em supermercados isentos de prescrição.

A audiência promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (CSSF) se reuniu na manhã desta terça (28/06) convidou inúmeros representantes do segmento farmacêutico e o CRF-RJ esteve presente.

Para quem ainda não sabe, o Projeto de Lei 1.774/19 autoriza os supermercados e estabelecimentos similares a vender medicamentos que dispensam receita médica. O atual PL irá alterar a lei sobre controle sanitário de medicamentos e insumos farmacêuticos (Lei 5.991/73). A tramitação do PL está aguardando o parecer do relator da CSSF.

A diretoria do CRF/RJ conversou com vários deputados a fim de conscientizá-los, pois representa altíssimo risco à saúde pública. O uso de medicamentos de forma inadequada, sem a indicação e/ou orientação e acompanhamento de um profissional de saúde qualificado pode causar danos à saúde, contribuir para o aumento do número de internações e da mortalidade.

Durante a audiência o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, apresentou dados de como a venda indiscriminada de medicamentos em supermercados é um risco para saúde da população e defendeu que o projeto seja arquivado.

O CRF/RJ ressalta que é de suma importância que os medicamentos somente sejam disponibilizados à população acompanhados de orientação do farmacêutico, pois dentre os fatores que contribuem para o sucesso do tratamento estão os cuidados farmacêuticos.