CRF-RJ lança campanha “Fumar ou Sonhar” para o Dia Mundial de Combate ao Tabaco

banner 1 1

Em consonância com o tema deste ano, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - “Aumento de impostos sobre produtos de tabaco”, o Conselho de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) criou a Campanha “Fumar ou Sonhar” atrelada ao conceito Tabagismo versus Consumo.

As instituições de combate ao tabagismo chegaram ao consenso quanto a relação inversamente proporcional entre tabagismo e poder de consumo, diante da constatação a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu em 2014 medidas de prevenção defendendo que as economias internacionais reconheçam que as estratégias relacionadas a preços e impostos são meios eficazes e importantes para que diversos segmentos populacionais, em particular os jovens, reduzam o consumo de tabaco.

Nesta linha a Coordenação de Comunicação do CRF-RJ idealizou uma campanha que atrela a não aquisição de bens de consumo aos altos gastos com a compra de cigarros. As peças criadas pelo Conselho de Farmácia do Rio de Janeiro trazem um telefone celular sendo queimado como um cigarro.

raquel2 site

O aumento de impostos para os produtos derivados do tabaco é repassado imediatamente para o preço real de venda ao consumidor, o que repercute na diminuição do consumo e prevalência. Para a OMS esse efeito "dominó" provoca queda nas taxas de mortalidade e morbidade, além de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Vale ressaltar que a medida tributária é particularmente importante para a proteção dos jovens propensos à iniciação ou continuidade do consumo de cigarros. Segundo a OMS essa é uma das medidas mais custo-efetivas para reduzir as mortes por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

A maior parte da população mundial de fumantes começa a fumar antes dos 18 anos.  No Brasil, de acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo realizada pelo  Ministério da Saúde  e  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  em 2008, 80%  dos fumantes iniciaram no tabagismo antes dos  19 anos  e 20%  com menos de 15 anos.

ruan3finalSITE

É importante  ressaltar que o jovem é particularmente suscetível, na adolescência ele trilha rápidas transformações psicossociais e biológicas  que fazem desta uma das fases mais vulneráveis aos estímulos externos. É nesse período que o indivíduo busca formatar sua futura identidade enquanto adulto, a partir de seus sonhos e aspirações de como quer ser visto e como se vê.  A motivação de conquistar um lugar na "turma" o molda aos hábitos relacionados a demonstração de força, atitude e auto-confiança. Em 2014 a OMS defende que as instituições promovam uma forte campanha direcionada principalmente aos jovens e adolescentes - quanto mais cedo eles começam a fumar, maior é a probabilidade de se tornarem adultos viciados crônicos.

O tabagismo também provoca males econômicos a sociedade em geral. Quanto maiores forem os custos associados com doenças tabaco-relacionadas maiores serão os custos indiretos associados com perda prematura de vidas, incapacitações devido a doenças  tabaco-relacionadas e perda de produtividade criando significativos problemas relacionados ao uso de produtos de tabaco. O aumento dos impostos sobre esses produtos não só reduzem essas externalidades através da redução do consumo e prevalência de tabagismo como também contribuem para compensar os gastos do governo com o tratamento de doenças tabaco-relacionadas.

Segundo o Banco Mundial, um aumento da taxação capaz de elevar o preço em 10% em todo o mundo poderia reduzir cerca de 42 milhões o número de fumantes e preveniria, no mínimo, 10 milhões de mortes relacionadas ao tabagismo.

O CRF-RJ celebrará o Dia Mundial de Combate ao Tabaco realizando mais uma Ação Social

No próximo domingo (01 de junho) é a vez dos moradores do Grajaú receberem os farmacêuticos voluntários do CRF-RJ.  A caravana do Conselho estará das 9h às 13h na praça Edmundo Rêgo, prestando serviços gratuitos de aferição da  pressão arterial, medição do índice glicêmico, além do encaminhamento de pré diagnóstico.

A Ação Social é fruto de uma parceria do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro com a empresa ROCHE - na Ação serão utilizados glicosímetros e tiras-teste da Marca Accu-chek – Roche.

VII Ação Social do CRF-RJ

Local: Praça Edmundo Rego – Centro – Grajaú, Rio de Janeiro, RJ