CRF-RJ formula plano de trabalho inovador para valorização da profissão farmacêutica

expopainel1

Marcus Athila defende a Prescrição Farmacêutica em painel onde também participaram Carmem Tolentino e Gustavo Semblano

Prescrição Farmacêutica, eis o tema da 8ª edição do Congresso Rio Pharma, evento a ser realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) e que reunirá na capital fluminense as instituições governamentais que influem e são influenciadas pelo Setor. Estarão reunidos num grande painel de fomento à Nova Realidade Farmacêutica Brasileira os principais representantes das esferas Federal e Estadual.

De acordo com o presidente do CRF-RJ, o Conselho tem se pautado pelas políticas e agendas que priorizam a construção do novo modelo da Farmácia no Brasil. Segundo ele, "com o avanço da indústria farmacêutica ao longo dos anos, a profissão farmacêutica tem sido relegada a uma posição estigmatizada de vendas de produtos correlatos - e isso é incoerente, pois a saúde pública brasileira demanda um atendimento urgente às suas necessidades. Com crianças que nascem nas calçadas e cidadãos que falecem antes mesmo de serem atendidos pelo setor de Marcação de Consultas dos hospitais públicos, defendemos o resgate da importância de nossos profissionais farmacêuticos, uma vez que a prescrição às terapias medicamentosas prescinde  anos de estudos aprofundados nas interações medicamentosas, além de outras áreas do conhecimento, alicerces do nosso exercício”. Afirmou ele.

expopainel2

Marcus Athila: Nâo basta somente serem criados eventos ou projetos de promoção da indústria e/ou do varejo farmacêutico, antes disso o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro defende pautas sólidas e coerentes à Defesa e Valorização da Profissão, além de seu aperfeiçoamento enquanto poderoso instrumento à melhoria da saúde da população brasileira

A Equipe do CRF-RJ também esteve presente em Brasília, a comitiva cumpriu as agendas de mobilização participando das manifestações e eventos paralelos com a mesma finalidade - a aprovação da Subemenda Aglutinativa, que se propõe à transformação da farmácia em estabelecimento de Saúde, causa esta defendida pelo CRF-RJ como um resgate à importância do exercício profissional na prestação dos serviços de saúde no que tange à Prescrição Farmacêutica. (leia aqui a íntegra da matéria)

Esse processo de construção do novo conceito de Farmácia, bem como o desenvolvimento das ações que o configuram, de acordo com Marcus Athila, perpassa a articulação político governamental, pois também envolve as entidades farmacêuticas como os sindicatos, associações, eventos, universidades, estudantes, empresas e principalmente os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia. "Nós do Rio de Janeiro temos buscado protagonizar a agenda de construção desse novo modelo", defendeu.

No segundo semestre de 2015, período reservado para o Congresso Rio Pharma, o CRF-RJ apresentará uma pauta de ações, a curto e médio prazos para o efetivo funcionamento da Farmácia do Futuro no Rio de Janeiro, entretanto atualmente o Conselho já tem desenvolvido parte do Plano de Ações nesse propósito, a saber:

1.  Aperfeiçoamento do Programa QualiPharma, integrando profissionais e a cadeia produtiva no fomento à qualificação farmacêutica e subsidios para pesquisas no Setor;

2. Aperfeiçoamento do Grupo de Trabalho (GT) composto pelas entidades farmacêuticas estaduais e federais.

3. Criação do selo Farmacêutico Empreendedor, programa idealizado pela nova gestão e que visa apoiar os farmacêuticos cariocas a montarem seu próprio negócio, por meio de empréstimos concedidos com recursos da Caixa Econômica Federal.

4. Estreitamento da tríade CRF – Mercado de Trabalho – Universidades, com projetos, em parceria, de fomento à pesquisa e qualificação.

5. Aperfeiçoamento dos mecanismos de Comunicação do CRF-RJ com seus inscritos e com o Setor Farmacêutico em geral.

6. Programação de uma pauta conjunta de planos e metas a serem formalizadas durante a 8ª edição do RioPharma.

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro tem participado ativamente de todas as pautas em defesa de nossos profissionais. Como entidade pública, autárquica de caráter estritamente setorial à Classe Farmacêutica, em consonância com as políticas determinadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e, consequentemente com os demais CRFs.

Marcus Athila acredita que as mudanças na profissão serão fruto de um trabalho estratégico e linear entre o CFF e CRFs. “Repudiamos quaisquer tentativas de desvirtuamento de nossos princípios éticos e sólidos. Nâo basta somente serem criados eventos ou projetos de promoção da indústria e/ou do varejo farmacêutico, antes disso o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro defende pautas sólidas e coerentes à Defesa e Valorização da Profissão, além de seu aperfeiçoamento enquanto poderoso instrumento à melhoria da saúde da população brasileira”, complementou.

Durante o painel de debates sobre a Prescrição Farmacêutica e o desempenho do profissional da cadeia de saúde ocorrido no 6º Congresso Científico do Mercado Farmacêutico, o presidente do CRF-RJ defendeu a evolução da nova Farmácia com ênfase no aperfeiçoamento das atividades de Prescrição. Leia a íntegra do discurso.