Cosmetologia: CRF-RJ defende excelência na qualificação

esteticainrio1

Para Marcus Athila, triangular Indústria – Universidade – CRF é um ponto de partida para a excelência dos farmacêuticos e futuros profissionais que adentram o universo da Cosmetologia no Rio de Janeiro.

A cosmetologia brasileira tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas científicas de desenvolvimento de novas fórmulas. Não é a toa que hoje o Brasil possui um farmacêutico à frente da Federação Internacional de Cosmetologia (IFSCC), em Londres - o Dr. Jadir Nunes, nomeado em novembro, hoje coordena 15 mil profissionais e pesquisadores do setor cosmético provenientes de 58 países.

Recentemente, durante seu discurso de abertura no 8º Congresso Científico Brasileiro de Estética, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), Marcus Athila, falou para mais de 1500 profissionais sobre a importância do Farmacêutico na estética e citou o exemplo do Dr. Jadir, o primeiro brasileiro a assumir o cargo mais alto na área da Cosmetologia internacional.

Athila em sua fala também ressaltou a vocação brasileira à produção de cosméticos – “Temos a maior Floresta Tropical do Planeta, nossa beleza natural quebra paradigmas arcaicos. Beleza não significa superficialidade e sim qualidade de vida. E isso todos os profissionais brasileiros sabem e almejam ao desenvolverem novos métodos, fórmulas e técnicas que aprimoram os resultados das terapias cosméticas”, afirmou.

Desde 2010 o Brasil ocupa o 4º lugar da IFSCC na produção de trabalhos científicos aprovados nos congressos da Federação. Graças a um intenso trabalho, as produções científicas na área de cosméticos mantém o Brasil nessa posição desde então - estamos atrás somente do Japão, Estados Unidos e França.

O CRF-RJ tem estabelecido um diálogo constante com os cursos superiores de Farmácia ministrados no Estado do Rio de Janeiro, a fim de que o programa de ensino da disciplina de Cosmetologia seja aprofundado e atualizado de acordo com as inovações internacionais do Setor. De acordo com Athila, “É mister que o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro se posicione de forma enfática a garantir o status da nossa produção científica em Cosmetologia. Triangular esse propósito entre Indústria – Universidade – CRF-RJ é um ponto de partida para a excelência de nossos farmacêuticos e futuros profissionais que adentram essa área", lembrou.

Atualmente a disciplina de Cosmetologia é estruturada de forma a proporcionar os conhecimentos necessários para o exercício profissional, conforme determina Resolução nº 406, de 15 de dezembro de 2003 do Conselho Federal de Farmácia.

(ASCOM/CRF-RJ)