Automedicação no Brasil: prática já chega a 76,4% da população

Reações alérgicas, hemorragias, problemas estomacais são alguns dos sintomas provocados pelo uso irracional de medicamentos que inclusive pode agravar ou mascarar o reconhecimento de algumas doenças. 

automedicação

 

 

Nesta segunda-feira, 05 de maio, é celebrado o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. Sabe-se, atualmente, que 76,4% da população utiliza medicamentos sem prescrição médica e o pior: 32% aumentam a dosagem por conta própria (ICTQ/DATAFOLHA). Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox/Fiocruz) apontam que 27% das intoxicações no Brasil decorre da ingestão de medicamentos, desses, 16% culminam em morte. O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) tem priorizado as campanhas de combate ao uso irracional de medicamentos, principalmente nas grandes comunidades do Estado - somente em 2014 já foram realizadas quatro ações sociais com esse intuito.

 

IMG 5214

Campanha A Vida não tem Recarga conscientiza moradores do Morro do Borel sobre os riscos da automedicação (Foto: Wesley Alves/CRF-RJ)

 

Mais de 4 mil pessoas já foram impactadas pela campanha promovida pelo CRF-RJ A Vida não tem Recarga, que consiste em consultórios itinerantes montados nesses locais e que prestam  atendimento gratuito como: aferição de pressão, glicemia capilar, além de uma orientação quanto ao uso irracional de medicamentos. Para o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, a população deve ser incentivada a amplificar as boas práticas. “A nossa metodologia implica na utilização de folders que alertam sobre os riscos da automedicação, todavia buscamos durante o atendimento às comunidades, incentivar o efeito multiplicador da campanha - orientamos os moradores a disseminarem tais riscos aos seus familiares e vizinhos, pois acreditamos que o famoso ‘boca a boca’ que tem agravado a automedicação também pode ser um instrumento de doutrina às boas práticas do uso racional de medicamentos”. Comentou.

Em tempo, Athila é o entrevistado na edição deste mês  do Guia da Farmácia, que trará na capa matéria sobre o mesmo tema. A publicação nacional é dirigida a todo o setor farmacêutico brasileiro.

(ASCOM-CRF-RJ)