Fiscalização do CRF/RJ apura denúncias de desabastecimento de medicamentos no Hospital Ronaldo Gazolla

No último dia 05.05, fiscais do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) realizaram inspeção no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, localizado no bairro de Acari, Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Após notificação em ofício da Defensoria Pública a respeito de possível desabastecimento de medicamentos  usados no protocolo de sedação dos pacientes (fentanila, midazolan e norepinefrina), o Serviço de Fiscalização do CRF/RJ apurou a denúncia em operação especial, considerando o papel desempenhado pela Unidade no tratamento da COVID-19.

De acordo com o Serviço de Fiscalização do CRF/RJ, no momento da fiscalização os medicamentos constavam no sistema informatizado, bem como no estoque físico da Unidade, disponíveis para prescrição e distribuição.

A Farmacêutica Gerente de Farmácia Hospitalar da Rio Saúde acompanhou a inspeção e declarou que houve remanejamento de alguns medicamentos e itens de Equipamento de Proteção Individual para o Hospital de Campanha do Rio Centro. No entanto, informou que não houve transferência dos medicamentos fentanila, midazolam e norepinefrina - fato corroborado pelas notas de remanejamento apresentadas ao CRF/RJ.

No ato da inspeção, não foram encontradas irregularidades relacionadas à denúncia apurada. Informações adicionais serão solicitadas aos demais órgãos competentes de forma a dar prosseguimento à sindicância e apurar a ocorrência de possíveis erros em outros procedimentos.

A Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), Dra. Tania Mouço, reitera a importância do profissional farmacêutico e do abastecimento de insumos e uso racional dos medicamentos. “Temos que assegurar a qualidade do serviço dos profissionais da saúde que protagonizam a luta contra o Novo Coronavírus. Em especial em momentos como esses, cabe ao CRF/RJ cumprir o papel de órgão fiscalizador em prol da sociedade”, conclui.