Professor Fernando Gomes Ferreira um exemplo para os Farmacêuticos

Fernando3Professor Fernando Gomes Ferreira, nos deixou aos 79 anos no dia 19 de abril de 2011, deixando um grande legado para a profissão farmacêutica.

Durante décadas, contribuiu com a Farmácia. Nos anos de 1972, 1979 e 1980, foi presidente do CRF-RJ. É autor do livro “Primeiro Encontro Nacional de Professores de Farmacotécnica do Brasil”, publicado em 1974.

Professor Fernando, como era conhecido pelos colegas, também foi membro da Comissão Especial da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (ABIF), designada para estudar e propor soluções para a problemática das pequenas e médias empresas integrantes do parque industrial farmacêutico brasileiro. Envolveu-se tanto na pesquisa que foi co-autor do livro “Problemas das Pequenas e Médias Empresas da Indústria Farmacêutica”, lançado em 1969. Entre 1973 e 1975, foi conselheiro efetivo do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Natural de Pirapitinga, Minas Gerais, professor Fernando deu aulas nas disciplinas de Farmacotécnica I e II, Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos, na Escola de Farmácia da Unigranrio, onde exerceu o cargo de diretor e coordenador entre 1991 e 2006.

Em 2000, ganhou a Medalha General Farmacêutico Augusto Cezar Diogo em reconhecimento aos serviços prestados ao Laboratório Químico Farmacêutico do Exército.

Em 2005, colaborou com a produção da 1ª edição do Formulário Nacional. Ao longo da carreira, homenagens e reconhecimentos.

Em janeiro de 2009, recebeu do CFF a Comenda do Mérito Farmacêutico, distinção concedida a profissionais de Farmácia que se destacam na profissão. 

Segundo o presidente do CRF-RJ Marcus Athila "O grande mestre e amigo professor Fernando Gomes deixa saudade e um grande exemplo de dedicação e caráter para a profissão farmacêutica.".