CRF-RJ realiza a terceira plenária do ano

A diretoria do CRF-RJ e os conselheiros da entidade se reuniram para a realizar a 524ª Plenária do Conselho de Farmácia, no dia 19 de março, no auditório da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), a terceira de 2014.

Na ocasião, foi aprovado o regulamento que detalhará as normas da deliberação que cria a Câmara Técnica Especializada, cujo objetivo é julgar processos administrativos fiscais. O documento recebeu sugestões dos conselheiros e passará por uma nova revisão.

Nesta Plenária, a diretoria do CRF-RJ propôs a criação de duas Comissões: Assuntos Estratégicos Militares e Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS).  Por unanimidade, a formação dos grupos foi aprovada.

“A primeira Comissão, que será presidida pelo Coronel Farmacêutico Dr. Jairo Alves Oliveira, terá como principal missão sensibilizar o Alto Comando das Forças Armadas sobre a importância dos oficiais farmacêuticos em farmácias, laboratórios e unidades de saúde destas para uma melhor gestão e atendimento dos militares com consequente aumento dos seus quadros", esclarece o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila.

De acordo com os diretores do CRF-RJ, a Comissão de Assistência Farmacêutica do SUS terá como objetivo levantar o perfil da assistência farmacêutica nesse setor e abrir canais de diálogo com as Secretarias de Saúde para desenvolver um modelo de assistência farmacêutica que contemple uma maior presença dos farmacêuticos em programas como Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Sobre o novo site do CRF-RJ, a vice-presidente Maely Retto destacou que a página possui um link para denúncias, se algum profissional quiser denunciar casos em desacordo com a legislação. Os fatos precisam ser denunciados formalmente e serão desconsideradas informações postadas em redes sociais como fato gerador de abertura para processos internos do CRF-RJ.

Os profissionais presentes na Plenária tiveram o direito à palavra e o conselheiro federal suplente em exercício, Alex Sandro Rodrigues Baiense, aproveitou para informar que já foi aprovado o novo Código de Ética do Farmacêutico, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em fevereiro. “Pelo novo Código de Ética, o farmacêutico que usar as mídias sociais para difamar seus colegas de profissão estará sujeito a sanções, podendo chegar a ser proibido de exercer suas atividades farmacêuticas. A publicação do novo texto acontecerá nos próximos dias”, frisou o Conselheiro.

Por fim, o diretor presidente informa que a plenária do mês de maio será realizada na cidade de Campos do Goytacazes, ressaltando a importância de o CRF-RJ e seus conselheiros se aproximarem dos colegas do interior para cumprir mais uma das metas do planejamento de gestão da diretoria.

No dia 30 de abril, será realizada a 525ª Plenária, no auditório da ABF, às 16h30.

Fonte: Imprensa CRF-RJ