Conselheiro Federal Suplente do CRF-RJ recebe comenda do Mérito Farmacêutico

No dia 24 de janeiro, aconteceu a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico e entrega do prêmio Jayme Torres, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Na ocasião, o Conselheiro Federal Suplente do CRF-RJ, Alex Sandro Rodrigues Baiense, foi um dos homenageados e recebeu a Comenda. O evento aconteceu em Brasília, no hotel Naoum Plaza.

Saiba mais:

Representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o País, expoentes da Farmácia de cada estado e autoridades se reuniram no dia 24 de janeiro, no hotel Naoum Plaza, em Brasília, para a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico e entrega do prêmio Jayme Torres (veja, abaixo, lista de homenageados e de premiados). Promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a solenidade fez parte das comemorações pelo Dia do Farmacêutico, que começaram com o lançamento da campanha “Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco”, no dia 20 de janeiro, em São Paulo.

O Presidente do CFF, Walter Jorge João, abriu a solenidade com um discurso em que enalteceu a figura dos homenageados. “Nesse momento, em que comemoramos a nossa data máxima, em que fazemos uma reflexão histórica da profissão, inevitável não lembrar e não homenagear todos aqueles que ajudaram a construir a rica história da profissão até aqui.” Mas também se dirigiu aos farmacêuticos que atuam nas cidades mais longínquas do País. “Quero reverenciar, aqui, aquele farmacêutico humilde, quase anônimo, que, de sol a sol, presta, com toda a dignidade, os seus cuidados à população. É a ele, que envio um abraço fraterno e dedico esse ato solene.”

Walter Jorge João relatou as realizações do CFF, que, em seus 53 anos, criou cerca de 600 resoluções para regulamentação da profissão farmacêutica. Entre estas, destacou duas, publicadas no último ano: a de n° 585, que definiu as atribuições clínicas dos farmacêuticos, e a de nº 586, que instituiu a prescrição farmacêutica no Brasil. “Foram as duas resoluções que mais impactaram a profissão, por resgatarem a autoridade técnica do profissional dentro do estabelecimento farmacêutico.”

Disse se orgulhar por fazer parte da construção de um capítulo da história da Farmácia que ficará marcado por grandes transformações, entre as quais o retorno da Farmácia às suas origens. “A farmácia clínica é nossa pedra angular.” Mas conclamou a todos os presentes a pensarem no caminho que a profissão tem pela frente, nas conquistas que a categoria tem de buscar. E, mais uma vez, pediu união da classe em favor desses objetivos. Ao final, cedeu ao apelo do momento: “Celebremos, então, com todo o amor que temos pela nossa profissão, a nossa bela história e a possibilidade de crescimento e de transformação da Farmácia.”

Comenda - A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988. A homenagem destaca farmacêuticos e autoridades com relevantes serviços prestados à profissão. Desta vez foram agraciados dois promotores de Justiça, por sua atuação em favor da garantia, ao cidadão, de seu direito constitucional de acesso aos medicamentos. O professor adjunto do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe, Wellington Barros da Silva, foi o orador do grupo. "Devemos honrar o farmacêutico anônimo e honremos, também, a razão de ser da nossa profissão: o paciente", discursou, com simplicidade e emoção, sobre os princípios que devem nortear a atuação farmacêutica.

HOMENAGEADOS COM A COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO (Veja, abaixo, galeria de fotos)

Alex Sandro Rodrigues Baiense - Rio de Janeiro
*Promotores de Justiça.

VENCEDORES DO PRÊMIO JAYME TORRES - 2013

Categoria profissional

1º Lugar: Uso Racional de Medicamentos numa Proposta Integrada de Educação e Saúde.
Autor Principal: Rodrigo Batista de Almeida (CRF/PR)
Autores Colaboradores: Amanda Sotoriva, Ângela Cristina Andrade Salvador, Caroline Menchor Folchini, Jardel Cristiano Bordignon e Rodrigo Hinojosa Valdez.
Prêmio: R$ 6 mil

2º Lugar: Estratégias Educacionais Indutoras do Uso Racional de Medicamentos.
Autora: Mariza C. Cervi (CRF/RS)
Prêmio: R$ 4mil
Categoria Estudante
Projeto Uso Racional de Medicamentos: estratégia de conscientização.
Autora Principal: Larissa C. Labas (acadêmica - Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR)
Autor Colaborador: Sinvaldo Baglie
Prêmio: R$ 4mil.
* Todos os vencedores receberam ainda, certificado e troféu.

Confira as fotos.

Fonte: CFF