Comissão de Ensino do CRF-RJ participa de Encontro para Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia

Integrantes da Comissão de Ensino do CRF-RJ participaram nos dias 19 e 20 de abril de 2018 do Encontro para Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia em Brasília (DF).

Foram dois dias de muita troca de experiência, palestras, mesas redondas, painéis e rodas de conversa. Durante o encontro, foram apresentados aspectos técnicos e pedagógicos das DCNs para adequação ao modelo de ensino por competências, por meio de relatos de experiências de instituições públicas e privadas que estão implantando o modelo.

Durante o evento também foram abordados aspectos relacionados à interdisciplinaridade, metodologias ativas, estágios, avaliações. “As novas diretrizes trazem mudanças profundas e complexas que nos incentivam e nos mobilizem, basta ver o número de participantes e a complexidade das dúvidas. No entanto, as expectativas são muito boas, pois todos os presentes têm o mesmo objetivo, a excelência na formação geral do farmacêutico, respeitando as regionalidades e especificidades das instituições”, Marize Bastos, membro da Comensino (CFF) e da Associação Brasileira de educação Farmacêutica (ABEF).

O presidente da Comissão de Ensino do CRF-RJ, Doutor Valter Luis da Conceição Gonçalves, registrou a importância do encontro. “A participação no evento Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Farmácia - Estratégias de Implantação, foi um momento ímpar e histórico para a profissão farmacêutica, além de ter sido uma oportunidade dos membros da Comissão de Ensino do CRF-RJ vivenciarem por meio das atividades propostas uma orientação de como os Cursos de Farmácia do nosso País através de seus Coordenadores, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e seu corpo docente e discente devem se debruçar sobre o desafio de encontrar a melhor forma de implantarem as novas DCN de modo que os projetos pedagógicos de curso (PPC) de graduação expressem um currículo por competências com objetivo principal de construir um perfil de formação de futuros farmacêuticos mais voltado as necessidades da sociedade atual. Neste sentido, a Comissão de Ensino fará uma ampla discussão entre seus membros para que as estratégias assimiladas no evento possam ser compartilhadas por meio de oficinas com os Coordenadores de Cursos de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro e docentes pertencentes aos seus NDE que não puderam estar presentes no evento".

Participaram do Rio de Janeiro os seguintes doutores:Prof. Valter Luiz Gonçalves - presidente, Profª Fabiana Sousa Pugliese, Profª Andreía Bartachini Gomes, Prof. Carlos Eduardo Ferreira, Profª Erica Velloso Pennaforte, Profª Nylza Maria Gonçalves, Profª Ana Paula Queiroz. E Dra. Elizabeth Gonzaga do Serviço de Consultoria Técnica/ CRFRJ