Representantes do CRF-RJ participam da Reunião Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica

Estiveram reunidos, pela primeira vez na história recente da farmácia brasileira, em Brasília, representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselhos Regionais, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) e sindicatos filiados de todas as regiões do país na Reunião Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Brasília.

src=/crf/arquivos/representantesdossindicatos(1).jpg

 Vice-presidente do CRF-RJ, Maely Retto, e o assessor do CRF-RJ, Fábio Reis, ao lado dos representantes dos sindicatos

Participaram da reunião a vice-presidente do CRF-RJ, Maely Retto, o assessor do CRF-RJ, Fábio Reis, a conselheira federal Ana Paula de Almeida Queiroz e o diretor do Sinfaerj, Wendell Torres Cirqueira, como representantes do Rio de Janeiro.

src=/crf/arquivos/fabiowendellanapaulamaely.jpg

 A partir da esquerda: assessor do CRF-RJ, Fábio Reis; diretor do Sinfaerj, Wendell Torres Cirqueira; conselheira federal, Ana Paula Queiroz; e a vice-presidente do CRF-RJ, Maely Retto

Para Fábio Reis, o intuito da reunião é reforçar o que já está sendo realizado no Rio de Janeiro. “Desde o final de 2013, o CRF-RJ, juntamente com outras entidades, estava se reunindo em encontros periódicos com o objetivo de lutar pela valorização da profissão farmacêutica. Essa reunião ajuda no fortalecimento da categoria farmacêutica, pois unindo forças a nível regional e nacional podemos alcançar os objetivos da classe", garante o assessor do CRF-RJ. 

Durante o encontro, decidiu-se, por unanimidade, a imediata instalação de um fórum permanente de âmbito nacional e fóruns estaduais e regionais de entidades farmacêuticas pela valorização profissional com os seguintes objetivos: 

- Qualificação da intervenção farmacêutica na sociedade (técnica, politica, assistencial); 
- Aprovação das PECs e PLs de interesse da profissão. Inicialmente, com foco nos seguintes projetos de lei: substitutivo do Deputado Ivan Valente, que trata da redução da jornada de trabalho para no máximo 30 horas; piso salarial nacional; e a inserção do farmacêutico no SUS; 
- Ação conjunta com representantes de outras profissões da área da saúde em prol da carreira única no SUS; 
- Articulação e fortalecimento das entidades para cumprimento de seu papel na valorização do farmacêutico; 
- Articulação política das entidades para o desenvolvimento de ações integradas de valorização da profissão junto à sociedade. 

Além disso, os representantes das entidades definiram que CFF, Fenafar, Feifar, Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar) integram a coordenação do Fórum Nacional. A ideia é que os fóruns estaduais estejam alinhados com os objetivos propostos. Encontra-se em fase de consolidação as ações planejadas para cada um dos tópicos acima listados. 

O presidente da Feifar, Alexandre Corrêa, declarou que a nova diretoria que assume a entidade apresenta a disposição de trabalhar incansavelmente pela unidade de ação entre todas as entidades representativas da profissão em prol da valorização do farmacêutico. 

Para Ronald Ferreira, presidente da Fenafar, a realização do encontro possibilitou pontos positivos para a classe. ”O presidente do CFF conseguiu mostrar o seu compromisso de lutar pela união da categoria. O que mais importa, além do discurso, é a prática das ações propostas”, afirma.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, comemora o encontro realizado junto às entidades. ”Sinto-me feliz e realizado por todas as entidades convidadas terem atendido ao chamado do CFF. As diretrizes aprovadas demonstram a maturidade dos líderes da profissão e uma disposição de trabalharmos com espírito de união. O desafio agora é colocar esses objetivos em prática e mobilizar toda a categoria farmacêutica para que, juntos, alcancemos a concretização desse sonho”, completou.

 

src=/crf/arquivos/representantesdosul.jpg

Grupo reunido objetivando a valorização da profissão farmacêutica