CRF-RJ se reúne com integrantes do Cosems e da SES/RJ

O presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, se reuniu no dia 18 de fevereiro, na sede do Conselho de Farmácia, com os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems) e profissionais de saúde da Superintendência de Atenção Básica do Rio de Janeiro. Os assessores do CRF-RJ, Aline Napp e Fábio Reis, e o coordenador de Assistência Farmacêutica do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Lourenço da Silva, também acompanharam a reunião.

Entre as propostas do encontro estão aproximação desses setores de saúde com o Conselho de Farmácia do Rio de Janeiro, atuação do farmacêutico na atenção básica do programa Saúde da Família e acompanhamento dos resultados advindos dessa integração à equipe multiprofissional.

Marcus Athila iniciou a reunião ressaltando a importância do encontro e os resultados que poderão ser alcançado a partir de uma parceria com as entidades de saúde e do esforço conjunto do grupo. “O CRF-RJ está de portas abertas para oferecer suporte necessário à concretização de nossas metas conjuntas. O trabalho do farmacêutico junto a outros profissionais garante a evolução do tratamento em pacientes que desfrutam do serviço público”, disse o presidente.

O coordenador de Assistência Farmacêutica do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Lourenço da Silva, concordou e explicou que, atualmente, existem dificuldades de acesso ao medicamento, uso incorreto pelos pacientes, entre outros problemas. Por isso, é preciso a integração do farmacêutico às demais equipes de saúde.

“É necessário fazermos um levantamento da quantidade de farmacêuticos que atuam nos municípios do Rio de Janeiro e estudarmos as necessidades locais. Esse diálogo com o CRF-RJ já é um importante passo para a classe e para quem utiliza os serviços. Nossa ideia principal é garantir a atenção farmacêutica para os usuários do SUS”, explica o coordenador.

Para o assessor técnico de assistência farmacêutica do Cosems, Manoel dos Santos, a iniciativa do CRF-RJ em realizar o encontro com intuito de aproximar as entidades e valorizar a profissão farmacêutica é uma novidade para a classe.

“Muito efetiva a conversa. Acredito que conseguiremos trabalhar em conjunto e contribuir com o serviço prestado nas unidades de atenção básica dos municípios”, frisou Manoel dos Santos.

O coordenador de Farmácia do Município de São João de Meriti, Elias da Silva Figueiras, afirmou que investir na atuação do farmacêutico dentro de uma equipe multiprofissional promove ganhos enormes para profissionais de outras categorias e, principalmente, pacientes.

O próximo encontro vai acontecer no dia 18 de março, às 14h, na sede do CRF-RJ.

src=/crf/arquivos/IMG_4645.JPG

Profissionais presentes na primeira reunião do grupo

Fonte: Imprensa CRF-RJ